Fim de ano e diabetes: como cuidar e controlar a doença durante as festas
- Luiza Xavier
- há 4 dias
- 2 min de leitura
As festas de fim de ano, sempre com muita comida e bebida, exigem cuidado redobrado para quem tem diabetes. Isso, porém, não significa deixar de participar das celebrações. Segundo a doutora Thatyane Ribeiro, médica da família e especialista em endocrinologia, é possível controlar o diabetes e manter-se saudavel nesse período. O primeiro passo, afirma, é colocar o foco em moderação, movimento e monitoramento, evitando excessos. Os cuidados devem ser adotados para evitar que o paciente tenha hiperglicemia no dia seguinte às festas, ou seja, um alto índice glicêmico.
A especialista sugere que sejam priorizados alimentos integrais e fibras, e destaca também a importância de beber bastante água, fazer caminhadas após as refeições, para controlar a glicemia. Além disso, é necessário medir a glicose com mais frequência, contando com o auxílio de um médico para ajustar a medicação, caso necessário. A principal recomendação é aproveitar as comemorações com responsabilidade e equilíbrio.
Como se preparar ao longo do dia para a ceia de Natal e Ano Novo
Com a aproximação das datas comemorativas, é comum surgirem dúvidas e ansiedade no paciente diabético. De acordo com a médica Thatyane Ribeiro, a preparação para a ceia de Natal e Ano Novo deve incluir o seguinte: alimentar-se bem durante o dia, consumir pequenas porções de alimentos saudáveis, evitar jejum prolongado.

Durante a ceia, ao se servir, o paciente deve tentar começar a fazer seu prato pelas saladas. Consumir mais frutas, mas in natura, que são mais saudáveis. Thatyane Ribeiro lembra que deve-se evitar frutas em calda, e ter muita atenção, pois existem aquelas com índice glicêmico alto. Ou seja, são frutas que, logo após serem ingeridas, transformam-se em açúcar no organismo. Mesmo que seja apenas uma única unidade. Devem ficar fora do cardápio de diabéticos frutas como manga, banana e uva. Já goiaba, morango e mirtilo, que têm índice glicêmico baixo, podem ser consumidas à vontade, de preferência in natura.
Em relação aos doces e sobremesas tão atraentes nas mesas de fim de ano, o ideal é que o paciente diabético evite, porém, caso não consiga, consuma com moderação.
Bebidas alcoolicas devem ser evitadas
A médica Thatyane Ribeiro ressalta os cuidados também no momento de escolher o tipo de carne a ser consumida. “E sobre a proteína, investir no frango, em aves, peixes, de preferência grelhados, e fugir dos molhos. Por exemplo, molhos feitos com maionese. Pode-se comer carne vermelha saudável, sem gordura. E também, o ideal seria que essa pessoa não ingerisse bebida alcoólica, mas se for ingerir, que seja em pouca quantidade, lembrando sempre de se hidratar adequadamente”, afirma a especialista.
Ainda sobre as bebidas, até mesmo refrigerantes devem ser evitados, alerta a médica. “Há o falso conceito de que está tudo bem se o paciente beber apenas refrigerante zero, sem açúcar. Mas, o zero contém muito sódio, então, também te faz mal. Tentar investir em águas saborizadas, água com gás, com suco de limão, ainda é o mais adequado para celebrar com saúde”, alerta Thatyane Ribeiro.

.png)






Comentários