top of page

Sapopemba e Cidade Tiradentes recebem a Exposição Mestres do Futuro

  • Foto do escritor: Cláudia Rolim
    Cláudia Rolim
  • 17 de ago.
  • 3 min de leitura

Idealizado pela Kavantan & Associados, o projeto Mestres do Futuro teve início em 2008, com oficinas realizadas em comunidades do interior do Maranhão e do Pará e, desde então, vem trilhando um caminho de valorização dos saberes tradicionais em diferentes regiões do Brasil. 


Na edição atual — Mestres do Futuro - São Paulo, com patrocínio da VR via PROMAC (Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais) — o projeto se estabelece na maior metrópole do país, mantendo sua essência: promover a transmissão intergeracional de técnicas ancestrais e fortalecer a identidade cultural periférica. Além disso, o projeto visou a geração de renda dos aprendizes e suas famílias.


ree

Como resultado do projeto, Mestres do Futuro abre uma exposição em cada comunidade que atuou para apresentar o desdobramento público deste processo: mais do que mostrar os resultados das oficinas, a mostra convida o público a conhecer um mapa afetivo da cidade, onde o fazer manual, a tradição e a coletividade se entrelaçam para construir futuros possíveis.


A primeira exposição aconteceu no CEU Sapopemba, no dia 9 de agosto de 2025 e teve um desfile em que as aprendizes apresentaram penteados trançados produzidos por elas nas oficinas ministradas por Célia de Souza. Durante o processo, as participantes praticaram em “cabeças de treino” — suportes que reproduzem cabeça e cabelo humanos —, explorando diferentes técnicas de trança e discutindo temas como identidade, preconceito e memória. Essas cabeças, com os penteados criados, também estiveram em exibição. 


ree

Já na Cidade Tiradentes, a mostra poderá ser visitada de 18 a 22 de agosto de 2025, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. Nesta edição, serão apresentados objetos de crochê desenvolvidos pelos alunos durante a oficina conduzida pela mestra Gisa Mendes. Além da exposição, o público poderá participar de uma aula aberta com a mestra, no dia 22 de agosto, às 14h.


ree

A exposição oferece audiodescrição, visitas guiadas e possibilidade de visita tátil para pessoas com deficiência visual ou baixa visão. A mostra passará ainda por Brasilândia e Rio Pequeno nas próximas semanas e depois ficará aberta em um espaço expositivo na região central de São Paulo.


“Além da preservação, difusão e promoção da cultura popular local e dos saberes tradicionais, o Mestres do Futuro tem a proposta de oferecer alternativas para os jovens que buscam apenas oportunidades de trabalho no centro expandido, mas em função de seu pequeno grau de instrução formal, quase nunca conseguem colocações formais, bem remuneradas. Ao repassar para os jovens técnicas quase extintas, o projeto consegue atingir diferentes pontos para o desenvolvimento da comunidade local e da sociedade que lá vive”, reflete Sonia Kavantan, a idealizadora do projeto.


ree

*O Mestres do Futuro é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Kavantan & Associados por meio do edital PROMAC - Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais, com patrocínio da VR. 


Esta é a terceira edição da iniciativa. A primeira aconteceu em 2008/2009 em 14 cidades do interior do Pará e do Maranhão; e a segunda ocorreu em 2012/2013 em 10 cidades da chamada Estrada Real.


SERVIÇO:

CIDADE TIRADENTES:

Abertura e entrega dos certificados: 16/08 - às 15h

Visitação: De 18 a 22 de agosto – das 9h às 17h.

Aula aberta de crochê com a Mestra Gisa Mendes – dia 22 de agosto às 14h.

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – Biblioteca -

Rua Inácio Monteiro, 6900 – Jardim São Paulo

Entrada gratuita

A exposição oferece audiodescrição, visitas guiadas e possibilidade de visita tátil para pessoas com deficiência visual ou baixa visão.


Sobre a Kavantan & Associados

Com 38 anos de trajetória, a Kavantan & Associados – Projetos e Eventos Culturais é uma empresa que visa a difusão cultural: dá forma às ideias e propostas de trabalhos artísticos, elabora, produz e divulga projetos para artistas, instituições e empresas. Formada por gestores e produtores com experiência em diversas áreas do setor cultural e corporativo, a empresa pensa e realiza projetos sob medida para atender diferentes necessidades, sempre através de uma análise detalhada do cenário em que o cliente se encontra.

Entre alguns dos muitos projetos já realizados pela Kavantan & Associados, estão Arte na Comunidade, Dramaturgias Urgentes e os espetáculos Quem Prospera Sempre Alcança, Casa Estranha e Comédias Furiosas, todos escritos por Leonardo Cortez; Direto ao Ponto, uma intervenção musical em parceria com a SP Trans; Palavra de Stela, com adaptação e direção de Elias Andreato; e Aeroplanos, escrito por Carlos Gorostiza e dirigido por Ednaldo Freire.

Comments


bottom of page