top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

Nos "Jardins da Chiquinha" há conversa, comes e bebes

Atualizado: 23 de set. de 2022

Que Portugal tem inúmeros sítios para visitar, conhecer e se encantar isso é fato e por isso mesmo, por vezes eu saio de casa sem saber ao certo para onde vou e acabo encontrando recantos especiais ! Foi o que aconteceu com os JARDINS DA CHIQUINHA - TAPAS, WINE & MORE em Lamego. Ao andar pelas ruas da Cidade vi um presunto e um espumante à beira de um portão. Olhei e vi um jardim com muitas hortências que chamaram mesmo a minha atenção. Parei e descobri que era uma aconchegante Tasca.


Nos JARDINS DA CHIQUINHA é possível saborear umas tábuas, uns petiscos, beber uns copos e ainda contar com a especial companhia do seu Bigode e do Arisco (dois gatos lindos e dóceis), mas se você não gostar de gatos, não se preocupe porque o Pedro Rilhado (dono do estabelecimento) e o Antonio Garcia (amigo do Pedro que dá uma mãozinha com a clientela) dão logo um agradinho aos bichanos e eles vão a vidinha deles.

Em conversa com o Garcia descobri que ali morava a dona Chiquinha, mãe do Pedro, e que agora o Pedro, que durante a semana pode ser encontrado nos Tribunais atuando como advogado, é que reside por lá.

Os “Jardins da Chiquinha - Tapas Wine & More” é um espaço requintado para estar na hora do almoço, a tardinha ou ao anoitecer. “Numa noite de céu estrelado e de lua cheia falta espaço para tantos que querem cá estar, por isso, ligar e reservar é sempre uma boa opção”, explica Garcia. Nos Jardins, a conversa com amigos pode ser regada a um bom Café Gelado, a Cocktails únicos, aos vinhos mais populares da região e os melhores vinhos do Alto-Douro assim como uma saborosa Sangria de Espumante feita com Vinho do Porto ou um Espumante ´no ponto´!


Nos Jardins da Chiquinha a “saúde” é um dos pratos mais importante e por isso a ementa é feita com produtos frescos, saudáveis e da própria localidade assim como o queijo, o presunto e a famosa Bola da Região. O Garcia contou-me que as pessoas que lá frequentam, rapidamente, deixam de ser clientes para se tornarem amigos e na verdade, a ideia é essa mesmo: amigos que recebem “amigos” para conversar, beber, cantar e saborear pratos como, por exemplo, a incomparável “Francesinha à D. Chiquinha, Lulas com Queijo Parmagiano e Broa de Milho ou as variadas Bruschetas que podem ser de Sardinha com Pimentão e Tomate ou com Presunto e Figo do Douro ou com Queijo de Cabra curado com Paparica” dentre tantas outras tapas, pratos e sobremesas feitos e servidos com o toque especial da família da Chiquinha e que dão água na boca !

Francesinha à D. Chiquinha

Bruschetas

Sobremesas

Os Jardins da Chiquinha estão localizados no centro Histórico do Castelo de Lamego, bem perto da Cisterna e do Castelo, pontos turísticos que não podem deixar de serem visitados e que eu vou falar sobre eles mais para frente. Alias, em breve, também falarei sobre Lamego, a cidade portuguesa localizada no distrito de Viseu, Região Norte e sub-região do Douro e onde fica esse aconchegante JARDIM .


Por enquanto, estando cá em Portugal, programem-se e venham passar momentos pra lá de agradáveis nos “Jardins da Chiquinha - Tapas Wine & More”.


SERVIÇO :



JARDINS DA CHIQUINHA - Tapas Wine & More

Morada: Rua da Castelo, 55 – Lamego, Portugal

Tel: 351 964 163 430


Facebook: https://www.facebook.com/franciscorilhado

Instagram: @jardins.da.chiquinha



Comments


bottom of page