top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

Nos corres da periferia: um romance em ritmo brasileiro

Vivian é uma típica jovem da periferia brasileira: batalhadora, estudiosa, sonhadora e resiliente. No entanto, sua vida se complica ainda mais quando precisa lidar não só com os desafios do cotidiano, mas também com os sentimentos conflitantes que ainda nutre pelo ex-namorado, Vinícius – especialmente quando ele se envolve em um acidente de moto - e a família da moça decide acolhê-lo em casa durante a recuperação. Este é o início da jornada da protagonista de Recalculando a Rota, novo romance contemporâneo da premiada autora carioca Aimee Oliveira, publicado pela Plataforma21.


É no subúrbio do Rio de Janeiro que Vivian enfrenta as lutas diárias por uma vida melhor, ao lado de quatro mulheres fortes e unidas: a mãe, a avó, a irmã e a sobrinha.  Porém, com a chegada de Vinícius, o cotidiano da protagonista vira de cabeça para baixo, desafiando-a a enfrentar questões do passado e a lidar com provocações constantes do ex, que ela passou a odiar. Mas essa reaproximação dos dois será capaz de reascender a paixão entre eles?


Em meio ao turbilhão de emoções e à rotina atribulada, a protagonista passa a olhar mais para si mesma e a perseguir seus sonhos – o maior deles é abrir a própria clínica estética a fim de atender os moradores da periferia. Sempre com uma alegria inabalável, boa música na cabeça e samba nos pés, Vivian vai descobrir como cultivar a liberdade, amar-se em primeiro lugar e a nunca desistir dos próprios desejos, mesmo quando o mundo parece estar contra ela.


– Você sabe como os sonhos são, Viv...– Sei? - perguntei, num sussurro.– Nem sempre eles dão certo. – Ele levantou a cabeça para me olhar. Retorci as mãos para não demonstrar com o resto do corpo o quanto aquilo mexeu comigo. Eu também tinha sonhos que não deram certo. E mais um monte que não sabia no que ia dar. Mas ouvir algo assim da mesmíssima pessoa com quem sonhei tanta coisa junto, e também a mesma que me fez acordar e correr atrás dos meus objetivos, me soou muito triste [...]– Alguns dão. Você só vai saber se tentar.

(Recalculando a Rota, p. 178)


Nesta história de amor ao estilo amantes-para-inimigos-para-amantes, Aimee Oliveira, também autora de Ladeira Abaixo e vencedora de dois prêmios Wattys do Wattpad, traz para o centro da narrativa diversas referências do dia a dia dos brasileiros. Regada a músicas de rap, samba e pagode, ela descreve passeios de moto, o amor pelo time de futebol e, claro, os corriqueiros perrengues de pegar ônibus lotado para ir trabalhar. 


Com uma escrita bem-humorada e personagens fidedignos, Recalculando a Rota, que conta com o design de capa da artista Paula Cruz, é uma história de amadurecimento que valoriza a sororidade, a amizade e o fortalecimento entre os laços familiares. A obra também é uma ode a todas as jovens brasileiras que estão no corre em busca de igualdade e que nunca desistem de seus ideais.  


FICHA TÉCNICA:

Título: Recalculando a Rota

Autora: Aimee Oliveira

Selo: Plataforma21 

Capista: Paula Cruz

ISBN do livro físico: 978-65-88343-76-0 

ISBN do e-book: 978-65-88343-75-3 

Edição: 1ª ed./2024 

Gênero: Romance contemporâneo 

Público-alvo: Jovem adulto 16+ 

Número de páginas: 244

Preço: R$ 49,90 

Onde encontrar: Pré-venda –E-commerce VR Editora | Amazon | Principais Livraria do Brasil


Sobre a AUTORA:


Aimee Oliveira já é queridinha pelos leitores jovens adultos. Não à toa aimée, em francês, significa “amada”. Apesar disso, ela faz questão de reforçar que de francesa só tem o nome. De sangue carioca e fã de Pocah, a escritora nasceu na cidade de Niterói, mora em São Gonçalo e estudou Design de Moda na cidade do Rio. Ela desistiu de seguir na área para se dedicar a um sonho maior: escrever as histórias que rondavam sua cabeça todos os dias, inclusive durante o caminho até a faculdade. Seu primeiro livro foi lançado em 2014, e de lá para cá ganhou o prêmio Wattys por seus escritos. Em 2015 e 2021, lançou outros romances de sucesso, como Ladeira abaixo, e continua conquistando inúmeros fãs. Recalculando a rota é sua aguardada estreia na Plataforma21

Redes sociais:

Instagram: @aimeeoliveira

X (Twitter): @aimeeuh


Sobre a EDITORA:

A Plataforma 21 é o resultado do carinho da VR Editora pelos jovens leitores. E tudo começou com a publicação do best-seller Maze Runner. São 7 anos oferecendo o que há de melhor em aventura, romance, fantasia e cultura pop na literatura de entretenimento.

Conheça as redes sociais da editora:

TikTok: @plataforma21_  

X (Twitter) @plataforma21_



Comments


bottom of page