top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

Chegou a hora da viagem - quais os cuidados que o passageiro deve ter com a bagagem

Atualizado: 3 de abr.

Há alguns anos quando as companhias aéreas informaram que iriam cobrar pelas malas que o passageiro ia levar na viagem disseram também que as passagens ficariam mais em conta, porém isso não aconteceu. As passagens aéreas estão cada vez mais caras e o passageiro paga praticamente tudo : malas, assento, comida, bebida....Por isso, para evitar mais despesas na hora do embarque, o viajante precisa estar atento às regras das malas nos voos. "Hoje, não há mais mala garantida para despachar. O viajante tem que checar na hora da compra se aquela tarifa inclui a bagagem. E terá que pagar à parte, caso não inclua. Já para levar a bordo, todos podem levar uma mala de até 10 kg mais um item pessoal", conta Andrea Miramontes, influencer de viagens no @ladobviagem, com mais de 57 mil seguidores, e autora do e-book Direito do Viajante - 7 Regras Aéreas que você deve saber.




O Viajando de Lá Pra Cá conversou com a especialista em viagens Andrea Miramontes sobre os cuidados que o passageiro deve ter na hora de viajar. Confira agora .


VLPC: Andrea, quais são os erros mais comuns na hora de arrumar uma mala ?

ANDREA MIRAMONTES : Há dois erros básicos. O primeiro é não se informar sobre o tempo no destino, para tentar acertar as escolhas de roupa, e o segundo é não fazer e seguir uma lista do que vai vestir cada dia, para não levar coisas a mais.

Depois, claro, deve prestar atenção às restrições de itens e peso em cada cia aérea. 


VLPC: Algumas pessoas vão viajar como se fossem para uma festa, outras vão como se fossem para a praia...afinal, qual é o melhor tipo de roupa para viajar, Andrea ?

ANDREA MIRAMONTES : Roupa que não amassa, que é leve e confortável. Também evite vestir bota ou  tênis de cano alto, bem como sapato de salto ou tênis de sola muito grossa, pois terá que retirar para passar no raio-x.


VLPC: Ao chegar no aeroporto o viajante descobre que o horário do voo dele foi alterado, ele não foi avisado e terá que esperar horas pelo novo embarque. O que ele pode fazer numa situação dessas ?

ANDREA MIRAMONTES : Há dois cenários. O primeiro, o voo foi alterado antes de ele sequer sair de casa para o aeroporto, mas ele não prestou atenção aos emails nem monitorou o site da aérea antes. Às vezes o email não chega, mas a obrigação de checar antes é do passageiro. Neste caso, não tem o que fazer.

Se ele checa antes e constata a mudança de horário, pode, inclusive, fazer outra mudança que precisar, sem custo nenhum.

O segundo cenário é o atraso de voo. O voo estava programado para uma determinada hora e atrasou. Aí ele tem os direitos de atraso, que são comunicação, alimentação e até hotel, dependendo do número de horas.


VLPC: Ao apanhar a mala o viajante percebe que a mala dele está quebrada, remexida ou danificada. Qual é o procedimento a fazer nesta situação , Andrea? 

ANDREA MIRAMONTES : Deve procurar o funcionário da cia aérea ainda dentro da área de retirada de bagagem e fazer o RIB - registro de irregularidade de bagagem.

Para isso, deve ter em mãos os comprovantes de despacho e bilhetes aéreos. Também é interessante fazer fotos da mala e do peso dela na hora do despacho.

Depois terá que esperar os prazos da aérea e negociar o valor.


VLPC: Se um passageiro entrou no avião com o seu pet e o passageiro do lado alegar que tem alergia ao pelo do animal, o viajante pode ser obrigado a "despachar" o pet ?

ANDREA MIRAMONTES : Nunca. O passageiro do lado que se mude. Se o pet embarcou com toda documentação certinha, ninguém o tira de lá.


VLPC : Qual o tamanho da mala de bordo ?

ANDREA MIRAMONTES : A mala de bordo deve ainda estar dentro do tamanho exigido pela companhia aérea, que poderá medi-la na hora do embarque. Normalmente, o tamanho permitido é de 35 cm de comprimento, 25 de largura  e 55 cm de altura. Mas pode variar de acordo com a companhia aérea. 

Cheque a regra no site da aérea antes de ir para o aeroporto. É muito comum o funcionário da companhia ter uma caixa de molde na qual tenta encaixar a mala, para medir, e, caso não esteja no tamanho certo, o viajante terá que pagar para despachar.


VLPC: Com tantas restrições , o que se pode levar dentro da mala de mão?

ANDREA MIRAMONTES : Caso o voo seja internacional, não podem ter líquidos acima de 100 ml dentro dela. Eles serão retirados. Já vi muita gente perder perfumes caros por causa disso.

Para quem vai viajar só com a mala de bordo algumas dicas são essenciais para ganhar espaço,  obedecer o peso e conseguir levar mais itens. Para caber mais coisas, é interessante ter sacos organizadores a vácuo, que otimizam o espaço. Outras dicas são usar bolsos de roupas para colocar itens e reavaliar o uso de peças pesadas, como calça jeans e botas. Substitua-os.


Sobre ANDREA MIRAMONTES

Andrea Miramontes é jornalista especializada em viagens há 24 anos @andreamiramontes.real, influenciadora no @ladobviagem, plataforma com site e redes sociais que inspiram viagens incríveis, passeios éticos com animais, roteiros veganos e vegetarianos pelo mundo e de viagens liberais. 


A jornalista já recebeu prêmios em sua área. Andrea também já foi advogada e responde a dúvidas dos seguidores sobre direitos dos viajantes e seguidores nas suas plataformas: Instagram, Youtube e site. 

Trabalha voluntariamente como protetora de animais com o projeto @patasaoalto - site e redes sociais, que existe há 16 anos. Andrea também é autora do Guia de Viagem Pet Friendly, que tem renda voltada para proteção animal.


O e-book Direito do viajante - 7 Regras Aéreas que você deve saber revela direitos básicos para passageiros aéreos. O guia é vendido pela Hotmart por R$58,40 e os seguidores @ladobviagem têm 30% de desconto até o final do Carnaval, com cupom a ser solicitado por DM no Instagram. 


8 visualizações

Comments


bottom of page