top of page

Artistas do Quarteirão Bombarda apresentam propostas criativas no 'Afinidades'

  • Foto do escritor: Cláudia Rolim
    Cláudia Rolim
  • 22 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

A exposição “Afinidades na Cerâmica Contemporânea” inaugura no próximo dia 26 de julho, às 16 horas, apresentando um total de 39 peças de autor, inspiradas na pintura Natureza-Morta (1645), de Pieter Claesz, pertencente ao acervo do Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR).

A mostra integra a segunda edição do programa Afinidades, iniciativa desenvolvida pelo MNSR em parceria com a Associação Quarteirão Criativo, contando com mecenato do Super Bock Group e apoio do Círculo Dr. José de Figueiredo - Amigos do Museu Nacional Soares dos Reis. O evento tem entrada livre, sujeita à lotação da sala.


Com curadoria de Vítor Reis, a edição de 2025 propõe um olhar contemporâneo sobre a cerâmica, tendo sido selecionadas para exposição cerca de quatro dezenas de peças de autoria de artistas representados por lojas e galerias do Quarteirão Bombarda.


As propostas criativas apresentadas ao concurso do Afinidades estarão agora em exposição, no Museu Nacional Soares dos Reis, numa mostra que se prolonga até 29 novembro, altura em que será conhecido o nome do vencedor/a.


Recentemente distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia, nos Prémios APOM, com a atribuição de uma Menção Honrosa na Categoria Parceria, o programa Afinidades visa ativar a comunidade local, aproximando-a da identidade e quotidiano do Museu, bem como potenciar a abertura do MNSR ao diálogo interdisciplinar e à facilitação da inovação de discursos artísticos presentes no quarteirão criativo da cidade do Porto.


Trata-se de um ciclo de cinco edições, com temáticas anuais, compostas por exposições, workshops e conversas que exploram momentos de sintonia, empatia e semelhança entre a cultura da comunidade criativa do quarteirão Bombarda e a história e acervo do Museu Nacional Soares dos Reis.


Sobre Vítor Reis

Vítor Reis nasceu em Angola, em 1974. Em 2002, licenciou-se em Artes Plásticas na ESAD, em Caldas da Rainha. Em 2007, frequentou o curso avançado da Escola Mau Maus, em Lisboa. Residente nas Caldas da Rainha desde a infância, e descendente de uma família de três gerações de oleiros tradicionais, adotou também a cerâmica como meio de expressão artística.


Desde 2013, tem desenvolvido um corpo de trabalho predominantemente em cerâmica, que dá continuidade à sua prática de escultura. Tem apresentado o seu trabalho regularmente em diversas exposições, como a “Experimenta Design”, eventos da “MOLDA”, “Galeria Underdogs”, entre outras. A sua versatilidade permitiu-lhe, nos últimos anos, participar em vários projetos na área do design, incluindo presença em feiras internacionais, como a “Maison & Objet” e a “Milan Design Week”.


Atualmente, desenvolve o seu trabalho num atelier Municipal nas Caldas da Rainha, onde promove workshops e outros eventos ligados à cerâmica. Paralelamente, exerce funções como professor assistente convidado no curso de Design de Produto – Cerâmica e Vidro, na Escola Superior de Artes e Design, do Instituto Politécnico de Leiria.


Comentários


bottom of page