top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

O que levar em conta na hora de morar no interior de Portugal

O crescimento da comunidade brasileira em Portugal tem se destacado, especialmente em grandes cidades como Lisboa, que liderava com 77.110 residentes brasileiros em 2021, seguida pelo Porto, com 27.496, e outras importantes como Setúbal, Faro, Braga, Aveiro e Coimbra. Porém, frente ao aumento do custo de vida e à crise habitacional nas áreas urbanas mais densas, muitos brasileiros têm buscado alternativas no interior do país, trazendo um marcante deslocamento desses imigrantes para o interior, em busca de um custo de vida mais acessível. 


De acordo com Leônia Pinheiro, sócia diretora da CV Assessoria Internacional, empresa especializada em assessoria em imigração, nacionalidade e negócios internacionais, uma análise do período de dez anos, de 2011 a 2021, revelou que distritos como Braga, Beja, Castelo Branco, Porto, Viana do Castelo, Bragança e Leiria experimentaram um crescimento proporcional de imigrantes maior do que Lisboa, refletindo uma tendência de descentralização da imigração brasileira no país. “Ao pensar em Portugal, a imagem que vem à mente é frequentemente a das grandes cidades como Lisboa ou Porto. No entanto, o interior oferece uma experiência de vida distinta e encantadora que pode surpreender muitos”, comenta. 



Essas províncias mais distantes dos grandes centros oferecem uma qualidade de vida excepcional, com custos significativamente mais baixos e uma tranquilidade raramente encontrada nas metrópoles.

Outra vantagem é que Portugal, com sua dimensão compacta, permite que mesmo aqueles que residem no interior estejam a uma distância confortável das grandes cidades. A integração de transportes facilita o acesso, tornando a vida no interior uma alternativa econômica e pacífica. 

“A vida no interior português destaca-se pela sua riqueza e interesses variados. As pessoas estão descobrindo que viver ali não apenas reduz custos, mas também melhora a qualidade de vida”, completa a especialista. Para ela, essa é uma escolha inteligente para quem busca tranquilidade e acessibilidade.


Apesar da excelente infraestrutura em algumas cidades, como Viseu, Beja, e Covilhã, é importante que futuros moradores pesquisem bem, pois algumas áreas podem oferecer acessos mais limitados. No entanto, a maioria dos lugares dispõe de bons serviços públicos, hospitais eficientes e escolas de qualidade, com algumas abrigando também universidades reconhecidas.


O desafio do emprego pode ser mais presente no interior, onde alguns residentes optam por trabalhar nas cidades maiores ou aproveitam a aposentadoria. Regiões como Évora, além de oferecerem uma vida tranquila, são destinos turísticos conhecidos, o que pode proporcionar oportunidades no setor de serviços e turismo.


Já Viseu, com sua boa acessibilidade e vida cultural ativa; Beja, conhecida por seu clima ameno e vida comunitária diferenciada; e Covilhã, localizada próximo à Serra da Estrela, são outras boas sugestões. “Essas cidades proporcionam um excelente ambiente para viver e também uma oportunidade de experienciar uma Portugal autêntico e acolhedor, distante do frenesi das grandes cidades”, conclui.

 

Sobre Leônia Pinheiro 

Leônia Pinheiro é uma empresária com uma sólida formação em Economia e Marketing, que acumulou 20 anos de experiência no mercado financeiro e administrativo no Brasil, trabalhando em multinacionais de renome como ABN Amro Bank, Redecard, Distribuidor Norsa da Coca-Cola Portugal e Buhmara & Romero Consultoria de Marketing. Em seguida, mudou-se para Portugal, onde desempenhou funções importantes, incluindo o cargo de Sócia Diretora na empresa Portugalle Consultoria Internacional desde 2018, bem como na CV Assessoria Internacional. Ao longo de sua trajetória profissional, Leônia assumiu cargos de coordenação e gestão de equipe e processos. 

 

Sobre a CV Assessoria Internacional

A CV Assessoria Internacional é uma empresa especializada em imigração, nacionalidade e negócios internacionais, fundada com o objetivo de auxiliar seus clientes a concretizar seus sonhos de trabalhar, investir ou residir no exterior.

Para obter outras informações, acesse o site da CV Assessoria Internacional ou o Instagram.

 

5 visualizações

Comments


bottom of page