top of page
Foto do escritorCláudia Rolim

Festa do Caldo de Quintandona, uma aldeia de xisto, teatro, sabores e sons tradicionais

A música, o teatro e os sabores tradicionais regressam à Aldeia de Quintandona, para a 16ª edição da Festa do Caldo de Quintandona, uma vez mais, no terceiro fim-de-semana de Setembro, nos dias 13, 14 e 15, em Lagares e Figueira, Penafiel.


O festival, por onde passaram na edição anterior, mais de 20 mil visitantes, é hoje um dos maiores eventos da Região.

 

Este ano, à semelhança da edição anterior e de forma a diminuir a poluição causada pelo plástico, a Festa do Caldo de Quintandona, optou por manter, além da loiça já utilizada nas refeições, copos de alumínio e abolir a utilização do plástico descartável. Com esta medida pretende-se a diminuição da produção de lixo e da pegada ecológica causada pelo festival.

 

A parte Cultural contará mais uma vez com atuações de teatro, concertos de música tradicional portuguesa, bandas musicais, ranchos folclóricos; espetáculos de Robertos que animarão os mais pequenos; muita animação musical e cénica pelas ruas com Gaitas Daninhas, Bandalhada e comoDEantes e uma feira de artesanato e gastronomia com produtos da terra.

 

São três dias de festa em honra do caldo, onde a gastronomia tem como cenário uma aldeia preservada e a beleza da sua paisagem natural.

 

Quintandona enche-se de música, teatro, dança, cultura e tradições a acompanhar os cheiros e os sabores da sua gastronomia, que nos relembram a vida e a alma dos tempos de outrora.

 

A entrada para o recinto é de 3€/dia para os 3 dias de festa, com opção de passe geral (entrada para os 3 dias) por 7€.

           

O acesso ao parque de campismo com chuveiros de água quente e aos 20 parques de estacionamento são gratuitos.


A FESTA

A Festa do Caldo de Quintandona trata-se de uma festa dedicada à gastronomia local e à cultura tradicional portuguesa, com o intuito de promover a Aldeia Preservada de Quintandona, um espaço mágico construído em xisto e granito, com ruelas apertadas e cheiros rurais.

A Festa promove atividades de natureza cultural e gastronómica, nomeadamente, concertos de música tradicional portuguesa, espetáculos de teatro, animação de rua, oficinas de danças, atividades educativas e uma Feira de Artesanato e Gastronomia

Portanto, um bom programa cultural a condimentar um delicioso programa gastronómico.

Entre os inúmeros grupos de música de raiz cultural portuguesa, a Festa do Caldo de Quintandona conta todos os anos com a participação de um grupo de danças e cantares galegos, e da estremadura espanhola, fruto da parceria com a Confraria do Caldo Galego e a Festa do Caldo Galego de Mourente (Pontevedra).


A ALDEIA

Situada na freguesia de Lagares e Figueira, em Penafiel, a Aldeia de Quintandona – Aldeia de Portugal, consiste numa aldeia típica preservada, com uma beleza e arquitectura singulares.

As características arquitectónicas do património que a define, a combinação do xisto, com granito amarelo e ardósia, e a paisagem agrícola e florestal que a envolve, têm conduzido a uma fervorosa procura deste local pelas gentes urbanas das proximidades.

A preservação da arquitectura do edificado de Quintandona, bem como a requalificação dos espaços, deve-se ao empenho da Câmara Municipal de Penafiel, com a colaboração da Junta de Freguesia de Lagares e dos habitantes de Quintandona, através de um projeto apresentado pela ADER-SOUSA, no âmbito da sub-acção 7.1 da Medida AGRIS, restituindo à aldeia todo o encanto de outrora.

Fruto do projeto de requalificação da aldeia e das dinâmicas culturais desenvolvidas ao longo dos últimos anos, surgiram em Quintandona, vários empreendimentos – o Centro Cultural Casa do Xiné, a Casa do Aguieiro – casa de campo, o Winebar - Casa da Viúva, a Casa Valxisto – Country House, a Vizinha da Viúva – Country House e o Centro Interpretativo e de Apoio ao BTT.

Esta aldeia é um núcleo vivo do Museu Municipal de Penafiel, desde 2013, e encontra-se referenciada no roteiro da Rota do Românico e das Aldeias de Portugal.


COMO CHEGAR 

Sentido Vila Real > Porto

O acesso a Quintandona faz-se pela saída 10 da A4. Vira à direita para Parada (EN319), segue até cruzamento e vira à direita (direcção Sobreira). Segue sempre em frente até à rotunda da estação e sai na saída com indicação para Lagares. Segue até nova rotunda e sai na 1ª saída seguindo depois as indicações para Lagares e aldeia de Quintandona.

 

Sentido Porto > Vila Real

O acesso a Quintandona faz-se pela saída 9 da A4. Na 1ª rotunda saia na 1ª saída. Segue até à 2ª rotunda e sai na 1ª saída. Segue até à 3ª rotunda e sai na 2ª saída. Segue sempre em frente até ao entroncamento e vira à esquerda. Segue em direcção a Sobreira até encontrar indicações para Lagares e aldeia de Quintandona.

Coordenadas GPS:  Lat: 41° 7' 59.970" N Long: 8° 22' 45.344" O

 

SERVIÇO:

Festa do Caldo de Quintandona

Tel. 919 836 924 | 917 430 111

Comments


bottom of page