top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

DA NATUREZA PARA A SUA VIDA QUOTIDIANA! "FROM NATURE FOR YOUR DAILY LIFE"

Atualizado: 11 de out. de 2022


A Luxcork é uma empresa portuguesa que se preocupa com o Meio Ambiente.

Criados a partir da casca do Sobreiro, uma árvore tipicamente portuguesa, a Luxcork apresenta roupas e acessórios leves e elegantes, além das máscaras, que transparece natureza e simplicidade. Todos os produtos da Luxcork são ecológicos, pois, entendemos a importância de um estilo de vida natural, sustentável e responsável. Cada dia que passa se torna mais urgente a preservação do meio ambiente e das florestas e pensando nisso é que Fernando Maia e Natália Azevedo foram em busca de um produto natural, reciclável, sustentável, ecológico e alinharam a tudo isso design, leveza, qualidade, sofisticação e glamour. Assim nasce a Luxcork, uma marca de vestuário genuinamente portuguesa com elevada qualidade a base de matérias-primas nascidas na natureza.

“Usamos cortiça nacional de alta de qualidade para desenhar roupas confortáveis com um padrão de excelência. Cada ponto, botão, detalhe, tecido e materiais usados são escolhidos criteriosamente pela equipa da Luxcork, pois o conforto do consumidor é tudo para a empresa, explica o proprietário Fernando Maia. A Cortiça tem inúmeras qualidades e pode ser utilizada de diversas formas, além disso, Portugal é o maior produtor de cortiça e o primeiro país a lançar vestuário utilizando a cortiça. É a Eco Fashion, moda ecológica !

“É crescente a tendência pelo uso de produtos naturais, principalmente, de origem vegetal. Depois de alguns estudos de mercado, percebi que a cortiça é um produto natural, de origem vegetal, extraída da casca da árvore do sobreiro e extremamente sustentável. A árvore tem um período de vida de cerca de 150 a 200 anos. A primeira cortiça é retirada depois de 25 anos de vida e não é de grande qualidade porque ainda é uma cortiça nova que não tem muita elasticidade e flexibilidade e por isso é mais usada na área da construção. As próximas retiradas de cortiça passam a acontecer de nove em nove anos e aí sim ela está apta a ser usada em artigos mais delicados como o vestuário. Ao todo um sobreiro tem cerca de 15 recolhas de cortiça ao longo da vida e quanto mais a árvore se renova melhor fica a qualidade da cortiça”, explica o empresário ambientalista Fernando Maia.


A cortiça é um produto reciclável, reutilizável, 100% vegan e que possui uma temperatura muito idêntica a temperatura do corpo humano. “É um isolante térmico natural o que significa que para o verão é necessário termos peças mais leves com cortiça alinhadas a outra matéria prima como algodão para ter maior refrigeração do calor e no inverno termos peças com maior superfície de cortiça para não entrar o frio e não deixar sair o calor do corpo”, comenta Natália.

“Há no mercado nacional todo tipo de souvenir feito em cortiça até mesmo bolsas, malas e sapatos mas não havia nada ligado ao vestuário e acessórios de moda. Havia uma lacuna no segmento e na produção de mercado de roupas e depois de muito estudo eu e a Natália optamos por criar peças femininas e masculinas que valorizassem a cortiça, um artigo genuinamente português” e em época de Covid-19 também criamos as máscaras que vem com o cordão facilitando o uso diário, comenta Maia.

“Durante seis meses fizemos vários experimentos e a partir daí resolvemos entrar na linha de produção. Todas as peças são produzidas em Portugal valorizando assim a mão de obra nacional sempre com parceiros locais e que tenham responsabilidade ecológica, social e ambiental. Procuramos parceiros que se preocupem com a qualidade de vida profissional dos funcionários visando boas condições de trabalho, prestigiando a economia local e nacional”, comenta a Natália. E por falar em economia, nesse momento atual da pandemia do Covid-19 a Luxcork não parou de trabalhar e está atendendo seus clientes dentro e fora de Portugal com vendas on line através do site e das redes sociais “, comenta Fernando Maia.

A cortiça é hipoalergénica – fraca ou pouca absorção de poeiras e ácaros -, é impermeável a líquidos e gases e resistente ao fogo. Tem uma óptima absorção ao choque e isso significa que a cortiça tem memoria ou seja qualquer embate ou pressão que seja exercida sobre a cortiça ela volta a sua forma anterior por causa da composição da célula já que é composta 60% de ar o que a deixa tão leve, suave e macia e por isso é possível criar uma moda leve, com estilo próprio e design único para o mercado português e estrangeiro.

“O nosso procedimento será sempre de exigência na qualidade e no rigor, tanto na escolha de matéria-prima como no desenvolvimento do produto, pois, consideramos que criar produtos com matérias-primas amigas do ambiente é essencial para a sustentabilidade do nosso planeta e por isso oferecemos ao consumidor um produto diferenciado, confortável, versátil e elegante na linha do vestuário e acessórios usando a cor natural da cortiça assim como tons bordeaux, azul mar, verde....Luxcork veio trazer uma moda ecológica e com estilo”, finaliza Maia.

Sobre FERNANDO MAIA, NATÁLIA AZEVEDO e a LUXCORK

Fernando Maia trabalhou durante 16 anos na área da saúde, mas precisamente com quiropraxia, uma actividade que ele adorava, mas, depois de tantos anos Maia começou a sentir que já não pertencia mais aquele espaço e em 2012 resolve mudar de ramo passando a trabalhar com negócios on line, contudo, essa experiência não correu bem.

De 2015 a 2018 passa a trabalhar na empresa do irmão como contacto comercial percorrendo Portugal de norte a sul. A empresa é ligada a produtos de brindes personalizados confeccionados em cortiça. Foi nesta ocasião que Maia percebe que há muitos artigos como bolsas, cintos, agendas, bonés, chaveiros feitos em cortiça, mas, não há nada na área do vestuário.

Como conhecedor das qualidades da cortiça e apreciador da moda resolve investir na área da moda e da cortiça alinhado a outras matérias primas. O próximo passo é convidar a amiga de infância Natália para o projecto.

No início de 2019 eles começam a fazer experiência com a cortiça e demais matérias primas e optam por começar a confecção com o COLETE por ser uma peça versátil, clássica que pode ser usada tanto numa situação formal ou em uma situação mais casual e o Colete é uma peça frontal onde é possível mostrar a beleza da cortiça.

Neste momento a marca Luxcork está presente em dez lojas físicas e uma on line e o objectivo é exportar cada vez mais fazendo com que o produto chegue o mais longe possível, sensibilizando o consumidor com esse conceito inovador e cada vez mais necessário, ou seja, uma moda com conceito vegano, ecológico, sustentável pensando na preservação do meio ambiente e do Planeta.


NATÁLIA AZEVEDO é Técnica de Confecção fala inglês, italiano e está sempre antenada na moda mundial e é uma defensora do meio ambiente.

Cuide do Planeta, cuide de si mesmo !


Acesse :

Site Luxcork - https://luxcork.pt/

Instagram: @luxcork

Modelos: Débora Costa e Marcelo Beutrin

Equipa: Fernando Maia, Natália Azevedo, Adriana Betine













12 visualizações

Comentarios


bottom of page