top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

San Valentin celebra o amor

Atualizado: 8 de set. de 2023

Cá em Portugal e em outros lugares por aí como nos Estados Unidos na data de hoje, comemora-se o Dia de San Valentin (Valentine’s Day), ou seja, o Dia dos Namorados, mas, vale lembrar que hoje também comemora-se o Dia Mundial da Amizade.


Bem, fui procurar saber quem era San Valentin e descobri que ele era o bispo italiano amigo do amor, então, faz sentido no dia de hoje comemorar o dia dos Namorados e o dia da Amizade.


Valentin viveu durante o século III d.C. Naquela época, o Império Romano era governado pelo imperador Cláudio II (foi imperador de 268 a 270 d.C.) que proibiu que os soldados do Império Romano se casassem. Cláudio II via o casamento como um obstáculo que atrapalhava a convocação de novos soldados e que, além disso, tirava o foco dos soldados já convocados.


Foi nessa época que surgiu um bispo, que também já havia sido médico, chamado Valentin e que ignorou a ordem de Cláudio II e passou a realizar casamentos secretos entre os soldados do Império Romano que queriam casar-se, mas não podiam porque a lei proibia.


O imperador descobriu que Valentin realizava casamentos clandestinos e ordenou que Valentim fosse preso. Conta a história que Cláudio II chegou a oferecer perdão a Valentim desde que ele renunciasse a fé cristã, convertendo-se à fé tradicional dos romanos (o Cristianismo tornou-se religião oficial do Império Romano somente em 380), mas Valentin não aceitou renunciar a sua fé e então, o imperador ordenou a sua morte.


Valentin foi apedrejado e decapitado em 14 de fevereiro de 270 e desde então celebra-se o amor no dia 14 de Fevereiro, Dia de San Valentin, o bispo amigo do amor !


10 visualizações

Comments


bottom of page