top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

Exposição "Fernão de Magalhães - Pelos Mares do Mundo Inteiro" no MNSR

Atualizado: 26 de set. de 2022



A Direção-Geral do Património Cultural, através do Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR), e em parceria com a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Primeira Circum-Navegação, inaugura a 27 de julho (quarta-feira), às 18h, a exposição temporária FERNÃO DE MAGALHÃES. PELOS MARES DO MUNDO INTEIRO.


A exposição, que pode ser vista até 16 de outubro, centra-se na expedição concebida e comandada inicialmente por Fernão de Magalhães, posteriormente concluída por Sebastián Elcano, e faz alusão a importantes descobertas para o conhecimento do Mundo como é o caso do Oceano Pacífico.


A visita à exposição permitirá um maior conhecimento sobre Fernão de Magalhães e os seus percursos de vida. Sem se focar de forma exclusiva na sequência cronológica da armada de Magalhães, a mostra permite, ainda, saber mais sobre os impactos e marcas no presente da “pegada Magalhânica”.


O circuito é composto por um conjunto documental, proveniente de arquivos nacionais e estrangeiros, de cartografia, tratados e correspondência vária, com destaque para o incontornável Tratado de Tordesilhas, do acervo do Arquivo Nacional da Torre do Tombo. A mostra integra, ainda, numerosos exemplares da cultura material dos povos da Melanésia, uma região da Oceânia.


Paralelamente, o momento servirá para a inauguração da exposição MAGALLANES Y LOS PUEBLOS DE FUEGO Y MAR, que explora em 3D, com a utilização de smartphones e tablets, a descoberta do Estreito de Magalhães e o contacto com os povos originários do sul do Chile.


SERVIÇO:

Museu Nacional Soares dos Reis

Rua Dom Manuel, II, Porto-Portugal – 4050-342

Tel: + 351 22 339 3770


Dias e Horário: 3ª feira a domingo das 10h às 18h

ENTRADA : 3€

*gratuito aos domingos das 10h às 14h para residentes em Portugal

Redes Sociais:


Instagram: @museunacionalsoaresdosreis

Comentários


bottom of page