top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

"Berlim, Sinfonia de uma grande Cidade" em Penafiel

Atualizado: 13 de out. de 2023

O Jardim do Museu Municipal de Penafiel recebe hoje, 08 de Setembro, mais uma edição do projeto “Sentir o Verão/Luz Câmara, Verão 2023”. O evento acontece às 22h e para prevenir as noites frescas do verão nortenho, traga um agasalho e uma manta e desfrute da sessão de cinema debaixo das estrelas do jardim do Museu Municipal.


Integrado num projeto conjunto do Clube Objetivo Cinema em Penafiel e do Cinemax Penafiel dedicado à criação artística local através da encomenda de uma banda sonora, o Atelier Radiofónico, laboratório de som experimental sediado em Penafiel, compôs e interpretou música original para uma das obras-primas do cinema mudo, "Berlim, Sinfonia de Uma Grande Cidade" do alemão Walter Ruttmann, um pintor que mais tarde se transformaria num dos mais inovadores cineastas experimentais, iniciando-se no cinema logo a seguir ao fim da primeira guerra mundial, como criador de efeitos especiais para Lotte Reiniger, a pioneira da animação.



Desde as suas origens o cinema surgiu ligado às cidades, cujas ruas se transformam em espaços cinemáticos, uma forma de experiência da velocidade e do movimento. É nas cidades que se concentram as primeiras salas pensadas para acolher o cinema, que ao longo de mais de um século conhecerão profundas transformações. Mas é também às cidades que é dedicado um conjunto de sinfonias urbanas que, a partir dos anos vinte, toma as metrópoles e os seus habitantes como protagonistas. Este é um dos seus filmes fundadores.


>>> Serão recolhidas imagens e vídeos para efeitos de promoção e divulgação do evento.


SERVIÇO:

"Berlim, Sinfonia de Uma Grande Cidade"


Data: 08 de Setembro


Hora: 22h


Local: Jardim do Museu Municipal de Penafiel

Rua do Paço, S/N – Penafiel, Portugal

Tel: +351 255 712 760

Comments


bottom of page