top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

Zeca Pagodinho recebe o Viajando de Lá Pra Cá no camarim antes do show no Coliseu do Porto Ageas

Já dizia Dorival Caymmi que “Quem não gosta de samba bom sujeito não é” e como eu adoro samba não podia deixar passar em branco a vinda do cantor, compositor e sambista Zeca Pagodinho à Portugal na Turnê Europa 2023.


Comemorando 40 anos de carreira, esse carioca nascido em Irajá, criado em Del Castilho, atual morador da Barra da Tijuca, fundador de uma escola de música para crianças carentes em Xerém, onde ele também tem o seu sítio, Zeca desembarcou em Portugal para a “Turnê Europeia 2023 – Mais Feliz” e o Viajando de Lá Pra Cá foi conversar com ele e conferir de perto o concerto no Coliseu do Porto !


A jornalista Cláudia Rolim e Zeca Pagodinho


Mas enquanto o concerto não começa vale a pena conhecer um pouquinho da vida desse artista tão querido que lota as casas de espetáculos por onde passa !


O nascimento do Zeca trouxe grande alegria para dona Irinéia e seu pai Jessé - que deu o seu próprio nome ao menino - “Jessé Gomes da Silva Filho”, mas ele cresceu e todos nós o conhecemos como Zeca Pagodinho. Ainda rapaz, Zeca trabalhou como office-boy, apontador do jogo de bicho, mas foi na música que ele se realizou ! Começou a cantar nas rodas de samba no subúrbio carioca com seu jeito simples e irreverente e logo ganhou o coração do público, dos críticos e dos artistas consagrados tornando-se uma unanimidade nacional.


Seu primeiro sucesso foi em 1983 com o samba Camarão que dorme a onda leva “ de sua autoria e dos companheiros Arlindo Cruz e Beto Sem Braço e de lá pra cá Zeca foi emplacando um sucesso atrás do outro como Judia de Mim, Verdade, Brincadeira tem hora, Jura, Caviar, Faixa Amarela, Vai Vadiar, Deixa a vida me levar e tantos outros, afinal, são mais de 20 discos lançados e mais de 12 milhões de discos vendidos.



Esse Portelense, pai de quatro filhos, avô de quatro netos e afilhado da sambista Beth Carvalho confessa que tem Monarca, Noel Rosa, Jamelão como referências musicais. Ao longo da carreira ganhou vários prêmios dentre eles o Troféu Imprensa, foi um dos convidados especiais na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, foi enredo da Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio e ganhou quatro Grammy´s !


Eu conversei rapidamente com o botafoguense Zeca Pagodinho momentos antes dele subir ao palco do Coliseu do Porto Ageas e esquentar a noite fria da Terrinha ! Confira agora.




コメント


bottom of page