top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

“Young Guitar Masters” com Romeu Lourenço em Penafiel

Atualizado: 7 de out. de 2022

É já amanhã, dia 14 de Maio, às 21h30 que o Museu Municipal de Penafiel acolhe o primeiro de três Concertos do Projeto Young Guitar Masters no município de Penafiel. A abertura do evento será com o renomado e premiado Romeu Lourenço e a entrada é gratuita.


O jovem guitarrista, premiado em vários concursos nacionais e internacionais, arranca esta edição de um projecto que é já uma referência no panorama guitarrístico nacional. Atualmente Romeu Lourenço se encontra a estudar na prestigiada École Supérieure Musique et Danse, em Lille (França) na classe do Professor Judicäel Perroy, uma referência mundial para o universo guitarrístico.

O Young Guitar Masters foi fundado em Guimarães, organizado e promovido pela Associação 3M e é um projeto colaborativo que promete abrir portas nacionais e internacionais a jovens guitarristas portugueses ou residentes em Portugal em início de carreira.

Levar a guitarra a todo o território nacional, criar um circuito regular de concertos de guitarra clássica em Portugal e apoiar e promover jovens guitarristas portugueses em início de carreira são objetivos fundamentais deste projeto. Os concertos irão decorrer em locais emblemáticos e históricos das várias cidades.

Além de dar a conhecer o trabalho de artistas em emergência, o Young Guitar Masters tem a missão de valorizar e divulgar o património cultural e nacional e a Direção Artística do projeto é assinada por Daniel Lemos e Nuno Cachada.

De realçar que Penafiel é já o 4º Município parceiro ativo deste projeto em expansão, juntando-se a Guimarães, Paredes e Oliveira do Bairro e o concerto que acontece no Museu Municipal de Penafiel está inserido na comemoração da “Noite Europeia dos Museus”.

Sobre ROMEU LOURENÇO:


Nascido no Porto, Portugal, atualmente, Romeu vive e estuda em Lille, França na ESMD na classe do professor Judicäel Perroy. O guitarrista clássico estudou na Universidade de Évora com o professor Dejan Ivanovic em 2020 e anteriormente em Vila Nova de Gaia na Academia de Música de Vilar do Paraíso na classe do professor Gonçalo Morais durante 8 anos.

Foi membro da "Orquestra de Guitarras da Academia de Música de Vilar do Paraíso" de 2015 a 2019 e participou na gravação do seu CD, "20 anos - Orquestra de Guitarras" e num concerto no Weill Recital Hall - Carnegie Hall.

Teve várias masterclasses com grandes professores como Zoran Dukic, Marcin Dylla, Aniello Desiderio, Roland Dyens, Ricardo Gallen, Joaquín Clerch, Nuno Cachada, entre muitos outros.

Foi premiado em mais de 25 concursos. Na sua primeira competição sem limite de idade em março de 2022, no Groningen Guitar Festival conquistou o 2º prémio (1º não atribuído). Apresentou-se a solo em salas como o Coliseu do Porto e Royal Albert Hall no concerto laureados com os vencedores do Grande Prémio Virtuoso – Londres.


SERVIÇO:

MUSEU MUNCIPAL DE PENAFIEL

Rua do Paço, s/nº – 4560-485 – PENAFIEL

Tel: +351 255 712 760

CONCERTO: Young Guitar Masters com Romeu Lourenço

DATA: 14 de Maio

Horário: 21h30

Entrada GRATUITA

Sem marcação prévia Capacidade limitada e de acordo com a ordem de chegada *Serão recolhidas imagens e vídeos para efeitos de promoção e divulgação.



Comments


bottom of page