top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

Road Show da Cultura Maranhense traz para PORTUGAL os encantos do Maranhão

A cidade do Porto, em Portugal, recebeu na passada quinta-feira, 20, a primeira noite do Road Show da Cultura Maranhense, trazendo para Portugal o melhor da cultura do estado do Maranhão. A exposição itinerante seguiu para Coimbra, dia 25, e hoje, 26 de Outubro, está em Lisboa.


Hugo Paiva, Secretário Adjunto da Secretaria de Turismo do Maranhão, presente ao evento, ministrou para os convidados uma capacitação sobre o destino Maranhão revelando as maravilhas da cultura local. Hugo explicou que “as características históricas e culturais da capital maranhense são muito próximas a Portugal, no entanto, ressaltou que há paisagens completamente diferentes como os Lençóis Maranhenses. O estado recebe turistas o ano todo e o público português quando chega ao Maranhão, se sente em casa”. Ele também destacou que "o Maranhão segue em crescente retomada do segmento turístico no Brasil e um evento como o Road Show é uma importante vitrine para que os “futuros viajantes” façam uma verdadeira imersão na cultura maranhense repleta de folclore, rico e colorido, onde ocorre a união de herança dos povos portugueses, indígenas, franceses e holandeses em uma atmosfera única", explicou o Secretário.


O ponto alto da noite são os jantares executados pelo chef Rafael Bruno com o menu especial que destaca a pluralidade da gastronomia da região. O Chef, que é Embaixador da Gastronomia do Maranhão e do Nordeste, elaborou uma “ementa” ao qual o público português possa sentir os sabores típicos da região.


“Os insumos utilizados vem de biomas únicos, de algumas áreas da Mata dos Cocais, do cerrado, da Amazônia. Destaque para o icônico arroz de cuxá, acompanhado de peixe pedra aromatizado com coco babaçu. O jantar, no Porto, foi finalizado com mousse de bacuri servido com chocolate Tapuio, uma atração à parte", destacou o Chef, acrescentando que foi servido um café de babaçu, deixando um “gostinho de quero mais” para os portugueses, o que com certeza aqueceu seus corações.”

Arroz de Cuxá


Por fim, o público faz uma viagem ao Maranhão através da apresentação musical comandada por Breno Bghost, que coloca todos para dançar ao som de músicas maranhenses. O evento faz parte da Lei Estadual de Incentivo à Cultura com o patrocínio do Grupo Mateus.


SERVIÇO:

Road Show da Cultura Maranhense

LISBOA Data: 26 de outubro Local: Restaurante Vinyl Endereço: Praça das Indústrias , 1300 – 1307 – Lisboa, Portugal Programação

19h30 - Capacitação sobre o destino do Maranhão Apresentação: Hugo Paiva, Secretário Adjunto da Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Maranhão. 20h - Jantar Magno executado pelo Chef Rafael Bruno - Embaixador da Gastronomia do Maranhão e do Nordeste 22h - Apresentação musical com repertório sobre a cultura musical do Maranhão. 22h30m - Encerramento

Menu Jantar Magno



Comments


bottom of page