top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

"RESENDE: Portas da Percepção" é a nova Exposição do Museu Municipal de Penafiel

Atualizado: 11 de out. de 2022

O Museu Municipal de Penafiel recebe a Exposição “RESENDE: Portas da Percepção / Doors of Perception” do artista plástico Júlio Resende e curadoria de Joaquim Vieira de Magalhães.

Através de trinta e três obras originais a Exposição “RESENDE: Portas da Percepção / Doors of Perception” retrata a multiplicidade e pluralidade de técnicas utilizadas pelo Mestre ao longo do seu vasto percurso artístico, tão diversas como aguarela, pastel, óleo, cerâmica, escultura e fresco.

Destaca-se deste conjunto singular, e apenas pela segunda vez fora das instalações do Lugar do Desenho, a exposição do estudo original preparatório do fresco que se encontra na Sala de Audiências n.º 1 do Palácio da Justiça do Tribunal Judicial de Penafiel, sede da Comarca Porto Este, realizado em 1983, e que constitui a única obra de arte pública de Júlio Resende no concelho.

O artista plástico, Júlio Resende, nasceu no Porto em 1917 e é autor de uma obra de pintura vastíssima, desenvolvida entre os anos 30 do século XX e a primeira década do século XXI. Concluiu a formação em Pintura, no ano de 1945, na Escola de Belas Artes do Porto, onde seria docente entre 1958 e 1987.

Montou inúmeras exposições no país e no estrangeiro, tendo iniciado, em 1934, a participação em exposições coletivas, e um trajeto individual em 1943. Ao longo da sua carreira, foi distinguido com relevantes prémios. Realizou obra pública com trabalhos em técnicas que vão da cerâmica ao fresco, do vitral à tapeçaria, instalados em espaços do norte ao sul de Portugal.

Em 1947 instalou-se em Paris e seguiu viajando por França, Bélgica, Holanda, Inglaterra e Itália. Nos anos 50 promoveu, em Portugal, as Missões Internacionais de Arte, para as quais eram convidados artistas estrangeiros em diálogo com artistas portugueses. Em 1957 promoveu uma exposição de artistas portugueses em Oslo e Helsínquia.

A criação do Lugar do Desenho — Fundação Júlio Resende ( https://lugardodesenho.org/pt ) foi um dos principais projetos que Júlio Resende se dedicou a partir da década final do século XX e da primeira década do século XXI. Projetado pelo arquiteto José Carlos Loureiro, foi inaugurado em 1997, na margem do Douro, em Gondomar, junto à Casa-atelier do artista, da autoria do mesmo arquiteto. A Instituição é privada, reconhecida como de Utilidade Pública, dedica-se à preservação e à divulgação do acervo de desenhos de Júlio Resende, que é composto por mais de duas mil e quinhentas obras.


Nos anos 90, reforça-se a articulação com os países de língua portuguesa ou de influência portuguesa, tendo sido promovidas pela Fundação Júlio Resende, diversas estadias artísticas em Moçambique, Cabo Verde e Goa que resultaram em exposições nesses países e na publicação dos respetivos catálogos.

Júlio Resende faleceu aos 93 anos de idade, no 21 de setembro de 2011, na sua casa em Valbom, Gondomar, Portugal.

A Exposição “RESENDE: Portas da Percepção / Doors of Perception” pode ser vista gratuitamente e sem marcação prévia no Museu Municipal de Penafiel até o dia 09 de Outubro de 2022.

Sobre o MUSEU MUNICIPAL DE PENAFIEL


O Museu Municipal de Penafiel, dependente da Câmara Municipal de Penafiel, é, há mais de setenta anos, uma estrutura permanente, alicerce da política de planificação e gestão dos recursos culturais do Município, com uma intervenção ativa na preservação e promoção de valores significantes do património móvel, imóvel e imaterial.

Constituído desde 1948, junto da Biblioteca, no palacete do Barão do Calvário, ficou a dever-se à persistência de Abílio Miranda, seu primeiro Diretor.

Separadas as instituições em 1995, o Museu ocupou transitoriamente parte de um polivalente do Município, aguardando a concretização do projeto das novas instalações da autoria dos arquitetos Fernando Távora e José Bernardo Távora.

Agora localizado no palacete Pereira do Lago, antigo Colégio do Carmo, o Museu Municipal de Penafiel distingue-se pela modernidade da sua Exposição Permanente, cuja museografia esteve a cargo do designer Francisco Providência, com produção da empresa Cariátides, oferecendo ao público uma experiência singular ao longo das cinco salas temáticas que a compõem.

O Museu Municipal de Penafiel tem quatro extensões museológicas: o Castro de Monte Mozinho, o Moinho da Ponte de Novelas, o Engenho de Sebolido e a Aldeia de Quintandona. Em todos os núcleos, o Museu faz visitas guiadas para grupos mediante marcação prévia.

Em 1999 foi instituída a Associação de Amigos do Museu Municipal de Penafiel.


SERVIÇO:

Exposição : “RESENDE: Portas da Percepção / Doors of Perception”

MUSEU MUNICIPAL DE PENAFIEL

MORADA: Rua do Paço, s/nº – 4560-485 – Penafiel, Portugal

TEL: +351 255 712 760


HORÁRIOS:

Segunda-Feira : Fechado

De Terça A Domingo – das 10h às 18h

*AOS DOMINGOS A ENTRADA É GRATUITA..




ความคิดเห็น


bottom of page