top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

Rádio Miúdos grava emissão a bordo do Comboio Alfa Pendular

Atualizado: 8 de jul.

Numa parceria com a CP – Comboios de Portugal, que visa incentivar as viagens de comboio entre os mais novos, a Rádio Miúdos realizou, pela primeira vez, a gravação de uma emissão a bordo do Alfa Pendular, numa viagem entre Lisboa e o Porto.

 


Duas equipas da "primeira rádio em português para miúdos" dedicaram cerca de duas horas de programa ao tema do transporte ferroviário.

 

Com estúdio móvel montado numa carruagem do Alfa Pendular, os realizadores dos programas "Bichos Carpinteiros" e "Mil assuntos e um par de botas", com idades entre os nove e os 13 anos, estão a desafiar a Vice-Presidente da CP, Isabel Ribeiro, a falar sobre o Passaporte Infantil que a CP lançou no início do mês de junho. Entre os temas abordados estão também os 25 anos da primeira viagem do comboio Alfa Pendular entre Lisboa e o Porto.

 


Recorde-se que o Passaporte Infantil, que pode ser levantado em todas as estações com bilheteiras em funcionamento, é uma iniciativa inédita em Portugal, destinando-se a todas as crianças até aos 12 anos. Ao viajar nos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Inter-Regional ou Regional, os mais novos podem carimbar o seu passaporte, sendo que, após 10 carimbos, ganham uma viagem dupla num comboio Alfa Pendular, com direito a uma visita exclusiva à cabina de condução. Cada página do passaporte apresenta ainda uma curiosidade sobre os comboios e o transporte ferroviário, tornando cada viagem uma oportunidade de aprendizagem.

 

O grande objetivo da CP é incentivar as crianças a viajar de comboio, promovendo desde cedo hábitos de mobilidade sustentável, e sensibilizar os mais novos, e também as famílias, para a utilização do comboio como meio de transporte seguro e amigo do ambiente.

 

Acesse esse link para o podcast da emissão da entrevista no Alfa.

 

Sobre a Rádio Miúdos

A Rádio Miúdos é a primeira rádio portuguesa para crianças e iniciou as emissões experimentais em novembro de 2015 em radiomiudos.pt. É uma rádio exclusivamente on-line, com emissão 24 horas/7 dias por semana. Tem programação em português, com música da lusofonia, e programas em direto feitos por miúdos e jovens dos nove aos 18 anos.

 

O projeto foi premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Entre as personalidades já entrevistadas por estes jornalistas de palmo e meio está o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

 

 


21 visualizações

Commentaires


bottom of page