top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

PENAFIEL, Cidade há 252 anos

Atualizado: 10 de out. de 2022

A cidade de Penafiel comemora neste dia, 03 de março, os 252 anos da Elevação da Vila de Arrifana de Sousa a Cidade de Penafiel, ou seja, Penafiel é uma das cidades mais antigas de PORTUGAL.


Penafiel é um Concelho de montes, vales e belas paisagens situado a Norte de Portugal. É constituído por 38 freguesias e fica entre os Rios Sousa, Tâmega e Douro.


Vale dizer que as pessoas já vivem por essas terras a uns 5.000 anos e até chegar ao que somos hoje muita história se passou. No século V a.C Penafiel era habitada pelos Galaicos, um conjunto de tribos celtas que ocupou a região entre os Rios Douro e Minho.


O nome de Penafiel ficou ligado a bisneta de D. Mumadona Dias, que governou entre 928 e 950, ano em que dividiu as suas terras pelos 6 filhos. Diz a lenda que Nuno e Arriana, os dois mais novos, eram os seus preferidos e que para eles escolheu as melhores. Um dia Nuno adoeceu e morreu. Inconsolável, a mãe disse à filha que aquela seria para sempre a terra da sua pena fiel ao querido Nuno.


Penafiel fica entre o litoral e o interior, numa importante região agrícola onde havia cereais (centeio, trigo, milho), vinha , fruta, linho, gado. Fazia-se o azeite nos lagares e nos moinhos moía-se a farinha para fazer o pão. Nos engenhos de linhos fazia-se a roupa e o calçado.


Em 1770, no dia 3 de março, foi elevada a cidade pela mão de D. José I para que aqui se pudesse fixar a sede de um novo bispado que a política pombalina queria destacar do “território da poderosa mitra portuense”.


Em Penafiel, o século XIX ficou marcado pelo progresso e em redor do atual Centro desenvolveu-se uma cidade moderna e animada !


Para conhecer tudo a cerca dessa cidade apaixonante vale a pena ler os livros “História de Penafiel em Banda Desenhada” ou “Penafiel” - Cidades e Vilas de Portugal de autoria de Teresa Soeiro; visitar o site www.cm-penafiel.pt ou o melhor de tudo, visitar pessoalmente a querida e mais antiga cidade de Portugal : PENAFIEL !!!



A todos os Penafidelenses de nascença ou de coração, como eu, os meus mais sinceros e queridos PARABÉNS !!!


Obrigada, Penafiel, por me receber de braços abertos !! Amo-te imenso !


PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO :

03 DE MARÇO

Às 9h30 - Hastear da bandeira da cidade e, às 11h, na Igreja Matriz, a Eucaristia em honra dos autarcas e funcionários falecidos.

Às 15h - Sessão Solene Evocativa do 252º Aniversário da Elevação a Cidade de Penafiel no Museu Municipal. A Cerimónia vai contar com atribuição de medalhas honoríficas: as Medalhas de Ouro do Concelho de Penafiel e as Medalhas de Mérito Municipais Douradas.

04 DE MARÇO

11h - A Biblioteca Municipal celebra o seu 27º aniversário com a inauguração da exposição “Penafiel na História de Portugal (Des)conhecida”, com a inauguração da exposição de pintura de Ana Loureiro “Joaquim Santos, o rei do rali português”.

21h - Apresentação por Germano Silva do livro “O Círculo Eleitoral de Penafiel (1911-1925)”, de António José Queiroz, com momento musical de guitarra e flauta a cargo de Daniel Lemos e João Ferreira.

*A partir desta data e após as intervenções que o edifício sofreu recentemente, a Biblioteca Municipal de Penafiel reabre oficialmente ao público.

05 DE MARÇO – Às 22H30, o cantor TOY se apresenta na Praça da Escritaria, no Sameiro. Momento que contará também com fogo de artifício.

07 DE MARÇO - Pelas 21h, o Museu Municipal será palco da conferência evocativa do 50º Aniversário do nascimento do poeta Daniel Faria, por Arnaldo Saraiva e Rosa Faria.

11 DE MARÇO – A Biblioteca Municipal recebe, pelas 21h, o lançamento da edição “Anais de Penafiel III”, de J. F. Coelho Ferreira, com apresentação de Alberto S. Santos e momento musical pelo Grupo de Guitarras de Penafiel.

12 DE MARÇO - Pelas 15h, no Museu Municipal, acontecerá a inauguração de pintura de Carolina Serpa Marques, e conferência “As (des)igualdades de género em Portugal”, por Maria Clara Sottomayor.

13 DE MARÇO - Dia Municipal do Bombeiro com o habitual desfile das corporações de Bombeiros Voluntários de Penafiel, Paço de Sousa e Entre-os-Rios.

18 DE MARÇO - Gala dos 25 anos da Associação de Futebol Amador de Penafiel

21 e 22 DE MARÇO - Reflorestação do Alto da Pegadinha

25 DE MARÇO - Às 18h, ainda no Museu Municipal, vai realizar-se a conferência “Podas nas árvores: o que podemos ou não fazer?”, por Luís Miguel Martins

26 DE MARÇO - Às 18h, inauguração da exposição “Júlio Resende: portas da perceção” no Museu.



317 visualizações

1 Comment


Irene Paro
Irene Paro
Mar 03, 2022

Parabéns para Penafiel e que a paz permaneça entre o povo dessa cidade tão bonita e que te acolheu com tanto carinho e cuidado! Um grande abraço para todos vocês que vivem nessa cidade incrível!

Like
bottom of page