top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

“Para Não Gritar – Musical sobre vida e obra de Caio Fernando Abreu” estreia em São Paulo

Caio Fernando Abreu, um dos escritores mais importantes da literatura brasileira, terá sua vida e obra contadas nos palcos no musical “Para Não Gritar”, que estreia hoje, 05 de julho, para curta temporada na SP Escola de Teatro e segue em cartaz em curta temporada, até 28 de julho, de sexta a domingo. Os ingressos já estão à venda pela Sympla.com


“Para Não Gritar” é um espetáculo de teatro musical idealizado pela Cia A Flor da Pele e pela diretora Erika Altimeyer. Na trama, Caio retorna ao sobrado onde viveu os últimos anos de sua vida, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, após um longo período distante. Mergulhado em lembranças difusas e imprecisas, o escritor contará com a ajuda de suas icônicas personagens, cartas e histórias para entender como e por que chegou até ali, para onde deve ir e, acima de tudo, por que os cães não param de latir lá fora.


Com direção de Erika Altimeyer, músicas e letras originais de Alfredo Del-Penho, dramaturgia de Fabio Brandi Torres, direção musical de Guilherme Gila e direção de movimento de Gabriel Malo, o espetáculo promete emocionar o público com a trajetória do brilhante autor que carrega em seus escritos uma ótica única sobre os aspectos mais sombrios e, também, mais belos da nossa condição universal: nossa humanidade.



O ano de 2021 marcou o aniversário de 25 anos da morte de Caio Fernando Abreu, um dos escritores mais populares da literatura brasileira contemporânea. Dono de uma obra atemporal, o brilhante autor foi três vezes ganhador do Prêmio Jabuti, e carrega em seus escritos uma ótica única sobre os aspectos mais sombrios e, também, mais belos da nossa condição universal: nossa humanidade.


Em julho de 2022, a casa onde viveu os últimos anos de sua vida, em Porto Alegre, foi demolida, sob os protestos da comunidade, que pressionava o poder público para que o local fosse transformado em um museu dedicado à sua vida e obra. Infelizmente, como tem sido cada vez mais comum em tempos recentes, a especulação imobiliária venceu, e o casarão histórico foi demolido. Essa perda, embora dolorida, não apaga nem enfraquece o legado de Caio. Ao contrário: nos motiva a manter a chama de suas palavras ainda mais acesa, incendiando corações e mentes mundo afora. Nos motiva a contar e cantar suas histórias através deste espetáculo. Se uma casa vai ao chão, palavra é monumento.


FICHA TÉCNICA:

Idealização: Cia A Flor Da Pele e Erika Altimeyer

Realização: BeMM Produções

Direção Geral: Erika Altimeyer

Músicas e Letras Originais: Alfredo Del-Penho

Dramaturgia e Letras Originais: Fabio Brandi Torres

Direção Musical e Arranjos: Guilherme Gila

Direção de Movimento: Gabriel Malo

Elenco: Raphael Mota, Rua, Silvano Vieira, Victor Barreto e Cláudio Ribeiro

Figurinos: Marcio Vinícius

Assistente de Figurino: Haroldo Glalk

Cenografia e Cenotecnia: Diego Rodda

Iluminação: Aline Santini

Operação de Luz: Caio Maciel

Design de Som: LABSOM

Operação de Som e Microfonação: Julia Mauro e Kleber Marques

Pianista e Assistência Musical: Samir Alves

Direção de Palco e Cenotecnia: Nalin Junior

Produção: Jorge Monteiro

Identidade Visual: Monet Comunicação

Fotografia de Estúdio: Felipe Quintini

Fotografia de Espetáculo: Caio Galucci


SERVIÇO:

“Para Não Gritar” 

Estreia dia 05 de julho de 2024

Curta temporada 

SP Escola de Teatro - Unidade Roosevelt - Praça Franklin Roosevelt, 210 Bela Vista. São Paulo – SP

Sextas e sábados às 20h30 e domingos às 18h

Ingressos entre R$50,00 e R$25,00

Gênero: Musical

Duração: 1h20

Classificação: 16 anos



Comments


bottom of page