top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

Orfeu Cafés Especiais cria xícaras em homenagem a Oscar Niemeyer

O novo Microlote Edição Especial Oscar Niemeyer acaba de ser lançado pelo Orfeu Cafés Especiais. Além dos grãos especiais, a empresa se inspirou nos traços do arquiteto para criar uma coleção de xícaras desenvolvidas via inteligência artificial. A marca reuniu um time de especialistas em tecnologia e design e a família Niemeyer para o desenvolvimento de três diferentes modelos de xícaras, que estão expostos nas duas cafeterias de Orfeu na edição da SP-Arte, de 03 a 07 de abril, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. 



O desafio de dar vida à coleção foi aceito pelo atelier Espaço Caboco, que buscou expressar de forma artesanal as emblemáticas referências sempre presentes nas obras do arquiteto. Para Fabio Gianetti, diretor de marketing de Orfeu, o propósito desta criação “é apresentar às pessoas como poderia ser, na visão de especialistas e com a ajuda da inteligência artificial, xícaras de café através da perspectiva de Niemeyer, que tanto fazia questão de ter a bebida em sua mesa durante suas criações”.


Após a edição 2024 da SP Arte, Orfeu tem como objetivo expor a coleção de xícaras em cafeterias de centros culturais, para que alcancem maior proximidade com grande público por todo o país.  A iniciativa do projeto de xícaras foi desenvolvida pela marca em parceria com a CP+B (Crispin Porter Bogusky).



O lançamento da coleção de xícaras é simultâneo ao do Microlote Edição Especial Oscar Niemeyer, edição limitada feita a partir de um blend dos grãos Bourbon Amarelo e Arara produzidos em talhões próximos à Capela Santa Clara. A igreja, construída em 2008, foi uma das últimas obras do arquiteto e um presente aos funcionários da marca que desejavam um lugar para rezar, cercado por oliveiras e por culturas de café arábica, dentro da Fazenda Rainha, em São Sebastião da Grama (SP), complexo que pertence à Orfeu Cafés Especiais.


Nas versões em Grãos, Torrado e Moído, Drip Coffee e Cápsulas Compatíveis Nespresso®, o Microlote traz uma mescla de grãos torrados com precisão e suavidade e oferece ao paladar doçura acompanhada de uma acidez cítrica vibrante, com notas de abacaxi, amendoim e doce de leite – complexidade digna de um Niemeyer. As vendas do Microlote Niemeyer acontecem a partir de 03 de abril, na SP Arte e no e-commerce da marca, com entrega para todo o Brasil.


 Sobre Orfeu Cafés Especiais

Marca criada em 2005, Orfeu Cafés Especiais carrega com louvor a colocação de café brasileiro mais premiado no mundo. Tal excelência é fruto de um trabalho minucioso que acontece desde a seleção das sementes até chegar à xícara de seus apreciadores. O plantio do café tem como origem diferentes terroirs e é cultivado majoritariamente no alto das montanhas do sul de Minas Gerais, na icônica fazenda Sertãozinho, que faz parte do complexo de Orfeu, sendo a maior detentora das lavouras, além de guardiã de um jequitibá de 1.500 anos. Em 2022, Orfeu expandiu e, por meio do Plano de Certificação, passou a viabilizar o fornecimento de café advindo de outros cafeicultores, por conta do aumento de consumo de cafés especiais no Brasil e, consequentemente, crescimento da marca.

Orfeu cuida de todo processo de produção: plantio, colheita, torra e embalagens — manuseado pelos dedicados e gabaritados funcionários da empresa. Entre estes, em constante especialização e evolução, estão dez Q-Graders, especialistas internacionais de café. Em seu portfólio padrão, fazem parte os Blends Intenso, Clássico, Bourbon Amarelo, Orgânico, Descafeinado e os lançamentos pontuais de Microlotes. 

De sabores únicos e frescor inigualável, Orfeu conta ainda com um produto no mesmo nível e trato como seus cafés. Depois de quase dez anos da primeira oliveira, a marca lançou em 2020 seus azeites especiais. As oliveiras plantadas a mais de 1.300 metros de altitude na Fazenda Rainha são cultivadas em terroir privilegiado, de solo vulcânico e que proporcionam em cada cuidadosa extração a qualidade máxima. Azeites Especiais Orfeu são elaborados em lagar próprio (oficina de produção de azeites) nas versões de Koroneiki, Coratina, Arbosana, Arbequina, Blend de safra e lançamentos pontuais de Microlotes. Mesmo com apenas dois anos no mercado, os Azeites Especiais Orfeu já foram premiados pelos mais respeitados concursos do mundo.


댓글


bottom of page