top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

MUSICAL-MENTE regressa ao Mosteiro de São Bento da Vitória

Atualizado: 2 de jan.

O Mosteiro de São Bento da Vitória recebe pela terceira vez o ciclo MUSICAL-MENTE, uma parceria entre o DSCH – Schostakovich Ensemble e o Teatro Nacional São João. Depois de duas edições a explorar a interdisciplinaridade entre a música e a ciência, a terceira edição do MUSICAL-MENTE propõe uma reflexão sobre os nexos entre a arte e a política. Na antecâmara do cinquentenário do 25 de Abril, a presente edição do ciclo de concertos traz ao Mosteiro de São Bento da Vitória um tríptico monográfico inspirado pela ideia de liberdade.

 


De novembro de 2023 a março de 2024 evoca-se o génio criativo de três compositores na esfera dos regimes políticos do seu tempo: a liberdade absoluta de Ludwig van Beethoven inspirada pelo Iluminismo, a liberdade reprimida de Dmitri Schostakovich sob o jugo soviético, a liberdade exilada de Erich Wolfgang Korngold como fuga ao nazismo. Nesta edição, as atuações são precedidas por prelúdios políticos. Enquanto homem da cultura, cabe a Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, o primeiro prelúdio.

 

Rui Moreira dirige primeiro prelúdio da terceira edição do ciclo de concerto e nesta primeira apresentação, o pianista e curador do ciclo Filipe Pinto-Ribeiro junta-se ao violinista alemão Stephan Picard e à violoncelista neerlandesa Quirine Viersen para interpretar dois Trios com Piano de Beethoven, obras de referência do seu legado camerístico.



SERVIÇO

 

Local: Mosteiro de São Bento da Vitória

Rua São Bento da Vitória, Porto, Portugal

4050-543

Tel: +51 22 340 1900

Hora : 19h00.

Bilhetes : Para cada sessão têm o custo de 10 euros.





Comments


bottom of page