top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

Museu Municipal de Penafiel celebra o Centenário do Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes com Exposição Fotográfica

Atualizado: 25 de abr.

O Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Dr Antonino de Souza, a Liga dos Combatentes, o Núcleo de Penafiel e o Museu Municipal de Penafiel convidam para a apresentação do livro "Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes - 100 Anos de História (1924 - 2024)" e para a inauguração da exposição fotográfica "Guerra do Ultramar" no dia 08 de Março às 18h no Museu Municipal de Penafiel. A exposição fica em cartaz até dia 31 de Março e a entrada é gratuita.



A Liga dos Combatentes criou esta exposição fotográfica para dar a conhecer pormenores do quotidiano da participação dos Combatentes portugueses nos diferentes territórios e que decorreu a Guerra do Ultramar (1961 1975).


Composta essencialmente como uma mostra fotográfica de trinta reproduções aumentadas das fotografias do acervo do Arquivo Fotográfico da Liga dos Combatentes, é possível identificar o retrato mais humano das memórias, experiências e vivências dos Homens e Mulheres que serviram a Pátria em Angola, Guiné e Moçambique, tanto no Exército, como na Marinha e na Força Aérea.


A anteceder a inauguração, será apresentado o livro "Núcleo de Penafiel da Liga dos Combatentes - 100 Anos de História (1924-2024).



Sobre o MUSEU

O Museu Municipal de Penafiel, situado em pleno centro histórico e comercial da cidade e num dos edifícios mais emblemáticos para a comunidade penafidelense.

Constituído formalmente a 17 de abril de 1948, encontra-se instalado no palacete dos Pereira do Lago, na Rua do Paço, edifício recuperado pelos arquitetos Fernando Távora e Bernardo Távora, o Museu Municipal beneficia de uma ampla área de exposição e serviços que permitem acolher visitantes e utentes com qualidade.

O visitante poderá desfrutar neste espaço museológico das cinco salas temáticas da exposição de longa duração, dedicadas à Identidade, ao Território, à Arqueologia, aos Ofícios e à Terra e Água, onde se privilegiou um discurso expositivo claro e moderno, apoiado em diferentes níveis de informação destinados a diversos públicos, e com recurso a numerosos e inovadores suportes multimédia, onde a interação, a pedagogia e o divertimento são a linha de força.

O tratamento museográfico dos seus conteúdos constituiu sobretudo um exercício de adequação de suportes à natureza e exibição dos objetos, explorando metaforicamente a singularidade de cada espaço. O resultado implicou a montagem de cinco ambientes museográficos distintos, unidos por uma história comum ao longo do tempo, e que configuram cinco pontos de vista e de exploração sobre o território e a comunidade que o ocupa ao longo de milénios.

O Museu Municipal também promove e acolhe diversas exposições temporárias ao longo do ano, não só na Sala de Exposições Temporárias como ainda noutros espaços do percurso, nomeadamente nas galerias laterais, pátios e salas do serviço educativo.

O Museu Municipal de Penafiel é um serviço polinucleado que integra, além do núcleo sede, quatro núcleos museológicos externos, de gestão direta ou partilhada. O Castro do Monte Mozinho constitui a primeira extensão do Museu Municipal no território, numa relação desde sempre umbilical. Seguiu-se o núcleo dependente do Moinho da Ponte de Novelas, inaugurado em 2006. O ano de 2013 trouxe dois novos núcleos, o Engenho de Sebolido em abril e, em setembro, a Aldeia de Quintandona.


SERVIÇO:

Museu Municipal de Penafiel

Rua do Paço, s/n

4560-485 Penafiel

FUNCIONAMENTO: Terça a domingo e feriados

HORÁRIO : 10h-18h (última entrada 17h30)

MARCAÇÕES E INFORMAÇÕES : +351 255 712 760

INGRESSO:

2€ por pessoa

Desconto de 50% para:

Estudantes**

Maiores de 65 anos**

Portadores de deficiência e acompanhante

Grupos organizados, superiores a 20 elementos

GRATUITO aos Domingos

Os preços incluem o IVA à taxa legal em vigor.


** A entrada para a Exposição Fotográfica "Guerra do Ultramar" é gratuita.


コメント


bottom of page