top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

"Incidente em Varginha" celebra os 28 anos da aparição do ET de Varginha

Atualizado: 3 de abr.

O dia 20 de janeiro marcou um episódio emblemático na história da ufologia no Brasil, que repercutiu em todo o país e até fora dele. Foi neste dia, em 1996, que a cidade mineira de Varginha ganhou as páginas dos jornais e da TV com as supostas aparições de extraterrestres.



O caso que ficou conhecido como ET de Varginha inspirou o autor Danilo Dias de Sousa em seu novo livro. Incidente em Varginha é o primeiro volume da série ficcional Invasores Misteriosos, que chega ao mercado literário em Fevereiro de 2024 com histórias baseadas nos principais acontecimentos ufológicos do país. Danilo, que assina as publicações como D. D. Sousa, é jornalista e roteirista e em um bate papo ligeiro, D. D. Sousa, respondeu umas perguntinhas do Viajando de Lá Pra Cá.



VLPC: Danilo, o que te levou a escrever INCIDENTE EM VARGINHA ? Como foi o processo para escrever esse livro que compõe o Invasores Misteriosos?

DANILO : O processo para escrever o Invasores Misteriosos foi bem aleatório. Na época, eu pretendia participar do Prêmio Kindle de Literatura e a obra vencedora se transformaria em um produto Prime Vídeo. Por conta disso, fiquei super empolgado em participar, porque pra mim, sendo um roteirista, essa era uma grande oportunidade. Mas ao mesmo tempo eu não fazia ideia sobre o que escrever, sentei na frente do computador e passei horas encarando uma tela em branco pensando na melhor história. Até que caí, acidentalmente, em um documentário do History Channel que falava sobre contato extraterrestre aqui no Brasil. E a partir daí surgiu a ideia de fazer um livro baseado nos eventos do ET de Varginha, que curiosamente, até aquela data, eu não tinha a menor ideia sobre o que se tratava. Quando comecei a pesquisar entendi que o caso era bem mais complexo do que parecia e que seus eventos iam além do que uma simples aparição de um ET. Tinha todo um storytelling envolvendo a aparição da criatura, o avistamento dela pelas três jovens, o militar que entrou em contato com a criatura e as mortes difíceis de se explicar que permeiam esse caso. Isso instigou minha criatividade e me fez aprofundar na escrita, levando exatamente um mês para finalizar.


VLPC: O livro Incidente em Varginha é o primeiro volume da série ficcional Invasores Misteriosos, não é ?  Conte-me mais sobre isso, Danilo. 

DANILO: Exatamente. Ficção cientifica é um tema que me prende e o Brasil, além do ET de Varginha, tem vários outros grandes eventos envolvendo a aparição de OVNIS e criaturas estranhas que renderiam ótimas histórias. A saga Invasores Misteriosos é uma trilogia que se inspira nestes eventos e traz para o leitor uma experiencia imersiva, dentro de um mundo do terror e suspense com debates super relevantes na atualidade como: o preço da honestidade, qual o limite da ética e o fanatismo político. A ideia é mostrar que, por mais que tenhamos a presença de criaturas estranhas invadindo o nosso habitat, na maioria das vezes o maior inimigo somos nós mesmos.


VLPC: Você conversou, entrevistou moradores de Varginha para escrever o livro Incidente em Varginha ? Como foi esse processo de pesquisa para a produção da obra?

DANILO: Infelizmente não, eu queria muito, já que como um estudante de jornalismo isso seria um grande feito. Mas na época eu conciliava o trabalho com o curso de jornalismo e não tinha muito tempo para viajar. Então precisei me basear nas principais informações que saíram na imprensa e no que eu encontrei ao longo de minhas buscas na internet. Mas, por ser uma obra ficcional tentei não me prender tanto ao que aconteceu e assumi a liberdade criativa da obra.




Incidente em Varginha relata em seu enredo, a aparente tranquilidade na pacata cidade sai de cena quando uma família tem sua fazenda invadida por um alienígena, deixando o patriarca à beira da morte. O fato leva líderes políticos do país a montarem uma megaestrutura para gerenciar essa crise, mas algo muito maior está por trás da operação. É aí que um jovem, uma enfermeira e um professor universitário entram em ação para evitar danos de grandes proporções.


D.D, Sousa, como escritor, estreou com o livro A Foice, um terror psicológico, e tem outros três títulos lançados.


Opmerkingen


bottom of page