top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

Fundação Dorina Nowill para Cegos traz a tradição do Amigo Secreto em campanha de Natal

Escrever cartinhas de Natal com o Papai Noel como remetente é uma tradição natalina que se perpetua ao longo dos anos. Pensando nas crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão atendidos pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, foi lançada a campanha “Adote um Áudio”, em seu quarto ano consecutivo, que substitui os textos escritos por áudios e permite que qualquer um realize os sonhos natalinos dessas pessoas adotando o presente por meio da plataforma. Criada pela Lew’Lara\TBWA, para este ano, a ação ganha contornos mais celebrativos, por meio da iniciativa de adotar um amigo secreto.



Até o ano passado, a Fundação Dorina disponibilizava, por meio da plataforma “Adote um Áudio”, áudios de pessoas atendidas pela instituição de forma que seus pedidos de Natal pudessem ser adotados por pessoas que se identificassem com seus perfis e desejos. Foram diversos pedidos atendidos ao longo destes três anos, e incontáveis experiências e emoções trocadas. 


Este ano, a dinâmica está relacionada à que já é considerada uma tradição da época: o amigo secreto. Na brincadeira, é costume descrever fisicamente o amigo secreto para que os outros participantes adivinhem de quem se trata, mas como seria trazer a brincadeira além da visão? Como resposta, a Fundação Dorina propôs descrever os seus amigos secretos por meio de emoções, tom de voz e outros sentidos.


Foi realizado um amigo secreto com 49 participantes, entre crianças, jovens e adultos. Ao conhecerem seus amigos secretos, eles os descreveram e indicaram seus desejos em áudios que foram inseridos na plataforma e disponibilizados, ao público em geral, para adoção. 


Ao participar da adoção do amigo secreto o interessado precisa acessar o site, ouvir os áudios disponíveis, escolher o que mais se identifica e clicar em “adotar”. Automaticamente, o link é direcionado, via PayPal, para o check out e pagamento de um valor correspondente ao presente solicitado. Uma vez adotados todos os áudios, será realizada uma celebração, na sede da Fundação Dorina para a troca dos presentes. 


"Com a iniciativa 'Adote um Áudio', a Fundação convida todos a participar não apenas de uma brincadeira de amigo secreto, mas de uma experiência inclusiva e acessível, em que as descrições vão além da visão e se transformam em emoções. Neste quarto ano consecutivo, celebramos a magia de presentear agregando, a cada entrega, as verdadeiras essências do Natal: o amor, a união e a generosidade. Esperamos que o sucesso e engajamento desta edição seja tão surpreendente quanto as demais", reforça Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.


Para divulgar e tornar a experiência de adotar um áudio ainda mais divertida e envolvente, a ilustradora Rafaella Tuma, artista que ganhou ainda mais notoriedade ao participar do programa Big Brother Brasil 2023, ilustrando os principais momentos do reality, foi a convidada para escolher e transformar um dos áudios em animação. O trabalho poderá ser visto nas redes sociais da Fundação durante o lançamento da campanha. 


Adotar um áudio já virou uma tradição de Natal da Fundação Dorina. Nesse ano, o insight surgiu do amigo secreto. Ficamos pensando como as crianças descreveriam seus amigos na hora de entregar os presentes. Então, pra deixar o Natal mais inclusivo, promovemos um amigo secreto onde as pessoas atendidas pela Fundação descrevem o amigo de forma mais profunda, com sentidos que vão além da visão. É sempre uma experiência deliciosa e generosa de viver a magia do Natal”, completa Marilu Rodrigues, diretora de criação da Lew’Lara\TBWA.


Além da adoção dos áudios, que podem se esgotar antes mesmo do término da campanha, conforme os apadrinhamentos, as pessoas conseguem fazer, na mesma plataforma, uma doação para a Fundação Dorina. O valor arrecadado será direcionado às atividades e atendimentos gratuitos realizados pela Fundação para o próximo ano.

 

FICHA TÉCNICA

Título: Adote um Áudio de Amigo Secreto  

Agência: LEW’LARA\TBWA

Cliente: Fundação Dorina Nowill para Cegos    

CEO: Marcia Esteves

Direção Executiva de Criação: Rodrigo Tortima | Rodrigo da Matta

Direção de Criação: Marilu Rodrigues   

Direção de Arte: Paula Lopes, Leandro Bechara e Heloisa Ribeiro

Redação: Rafael Miessi e Lucas Alcorta   

Managing Director: Helena Brant

Negócios: Manuela Mascarenhas  

CSO: Raquel Messias

Estratégia: Bruno Lobo

Relações Públicas: Amanda Brandão e Yasmin Zampieri

CDMO: Vicente Varela

Mídia: Marilena Cadena, Alex Bezerra, Marcella Dias, João Colontonio     

BI: Leonardo Cunha

CCOO: Elise Passamani

Operações: Fran David

Projetos: Renata Abbud e Ana Carolina Andrade  

Produção Digital: Webcore Interactive e Murupi Digital

Ilustração: Rafa Tuma

Produção de RTV: Izabel Soares e Ana Borges

Edição: Move     

Produtora de Filme: TRILHO FILMES   

Direção de Cena e Fotografia: Guilherme Maranhão

Produção Executiva: Guilherme Maranhão 

Produção: Gabriel Hessel

Operador de Áudio: Wanderlei Batista Junior

Produção de Áudio: HEFTY

Produtor: Edu Luke, Cris Botarelli, Otávio Cavalheiro,Carlos Schmitt, Celso Moretti, Tuco Barini e Rud Lisboa.

Atendimento: Debora Carvalho, Thais Gazoli e Karin Borba.Coordenação: Larissa Durante e Fabi Lugli.

Aprovação Cliente: Carolina Orilio, Taisa Pelucio, Rodrigo Torres, Alexandre Munck

 

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos 

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 77 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional. 


Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. 

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. 

 

Outros detalhes no site.

 

Informações sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos:

Tel.: (11) 5501-4655

 

Informações sobre a Lew’Lara\TBWA:

Amanda Brandão – Amanda.brandao@lewlaratbwa.com.br 


4 visualizações

Opmerkingen


bottom of page