top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

Festival de Gastronomia e Cultura do Mercadão traz os sabores da Alemanha e França

Atualizado: 23 de out. de 2023

Mundialmente comemorada no mês de outubro, as festas da cultura alemã chegam a São Paulo na 8ª edição do Festival de Gastronomia e Cultura (FGC) do Mercadão de São Paulo com entrada gratuita.


Para a abertura desta edição, os organizadores trouxeram a sangria do primeiro barril de cerveja, em parceria com a cervejaria Holy Water, uma tradição que vem da Oktoberfest de Munique (Alemanha), há mais de 200 anos, e marca a abertura das festas cervejeiras.


Para ficar ainda melhor, o Festival recebe, também, os sabores e a cultura da França. Os dois países homenageados serão representados com comidas típicas, artesanatos e muitas atrações artísticas.


“Chegamos à 8ª edição do Festival de Gastronomia e Cultura com muita satisfação e orgulho, por oferecer aos moradores e visitantes de São Paulo um evento agradável, acessível, de caráter familiar e com muitos sabores. A cada mês, consolidamos ainda mais a importância cultural do nosso Mercado Municipal Paulistano, que é a maior experiência gastronômica do mundo”, afirmou Aldo Bonametti, diretor-presidente da Mercado SP.

O FGC é realizado pela Mercado SP, concessionária que administra o Mercadão e o Mercado Kinjo Yamato, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e, nesta edição, recebe apoio da Fundação Theatro Municipal, Ensemble, Escola de Dança de São Paulo (EDASP), Bares SP, Museu da Imigração e Aliança Francesa.


Sabores europeus no Centro Histórico Expandido de São Paulo


No Festival de Gastronomia e Cultura, realizado no espaço de eventos do Mercadão, as tradicionais barracas de comidas e artesanatos tornam o espaço mais intimista, oferecendo uma riqueza de sabores e souvenires dos países europeus.


As opções do cardápio francês são de dar água na boca: éclair, croissant, baguetes, Rillettes, Flan parisiense, Far breton com ameixas, Clafoutis com cerejas, Cannelés, Financier Macaron, Crème de caramel, torta chocolate, geleias, petit gateu, vinhos franceses, pretzel, batata rosti e muito mais.

Já no cardápio alemão, os visitantes podem esperar por produtos muito apreciados em festas tradicionais como: cuca, strudel de maçã, Schnitzel, codorna assada, batata recheada e salsicha artesanal, além de cervejas, incluindo a sangria do primeiro barril, tradição na festa alemã.


Para quem quiser conhecer – e levar para uma lembrança típica, o FGC terá à disposição dos visitantes artesanatos dos países homenageados. Para as atrações artísticas, muita música e danças típicas, com Essemble, Balé da EDASP, Banda alemã e Jazz.


As marcas expositoras dessa edição ficam por conta da França - Café Girondino, Ma Maison, Bonjour Vinhos e Mr. Crepes. Alemanha - Sucos e Pretzel, Chef Tobias Linguiçaria, Holy Water Cervejaria. Para os drinks, estará presente o Inbar.


Para participar da 8ª edição, que acontece no espaço de eventos do Mercadão, não é preciso garantir ingressos antecipados. Com entrada gratuita, o FGC é um excelente passeio para as famílias.

Sobre o Festival de Gastronomia e Cultura (FGC)

O FGC é uma iniciativa da Mercado SP SPE S.A., concessionária que administra o Mercado Municipal Paulistano e o Mercado Kinjo Yamato. O evento é gratuito e aberto ao público, e acontece todos os meses (em um final de semana), das 10h às 16h, no espaço de eventos do Mercadão.

A ação faz parte de uma série de eventos gastronômicos e culturais programados para 2023 no Mercado Municipal Paulistano. O projeto inovador conta com a participação de 20 países, que serão homenageados ao longo do ano dentro do Mercadão. O evento acontece em parceria com consulados e embaixadas para a curadoria dos chefs, além de artistas e expositores.

Sobre a Mercado SP SPE S.A

Desde 2021, a Mercado SP SPE S.A - Mercado SP é a concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e do Mercado Kinjo Yamato pelo prazo de 25 anos. A concessão envolve a operação, manutenção, reforma, restauro e exploração de ambos os mercados, com a missão de revitalizar os espaços, os mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, oferecendo uma experiência única em gastronomia, cultura e história, a partir de uma gestão eficiente, transparente, inovadora e ética, com resultados sustentáveis.


Sobre o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)

Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico. Desde 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo.


Sobre o Mercado Municipal Kinjo Yamato

Inaugurado em 1936, quando ainda era chamado de Mercado Municipal da Cantareira, passou a se chamar Kinjo Yamato em homenagem a um dos pioneiros da imigração japonesa no Brasil, na celebração dos 80 anos da chegada dos nipônicos ao país, em 1988. Desde setembro de 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é reapresentar o Kinjo Yamato, o hortifruti mais charmoso da cidade. Localizado no centro histórico expandido de São Paulo, o Kinjo Yamato é um dos primeiros mercados públicos da cidade, concebido como um espaço especializado em hortifruti, inicialmente a céu aberto. Ainda nos anos 1930, recebeu, como doação, uma cobertura metálica vinda da Escócia que seria utilizada em uma estação de trem do Anhangabaú. A cobertura foi tombada pelo patrimônio histórico.


SERVIÇO:

Festival de Gastronomia e Cultura – Edição Alemanha e França

Mercado Municipal Paulistano - Mercadão

Rua da Cantareira, 306 - Centro Histórico de São Paulo

Data: 13 e 14 de outubro

Horário: das 10 às 16h

Entrada gratuita

Comments


bottom of page