top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

Espaço Gemma é o novo espaço da Livraria Lello

Atualizado: 11 de out. de 2022

Você já pensou em ter em suas mãos o exemplar da primeira edição de Moby-Dick or, The Whale, de Herman Melville, que pertenceu a Jim Morrison ? OU o exemplar da primeira edição de The Picture of Dorian Gray, assinada por Oscar Wilde ??? A partir de 31 de Março esses e outras raridades estarão na Gemma, o novo espaço da tradicional e mais bela livraria do Mundo, a Lello, situada no Porto.


A 31 de Março, a Livraria Lello inaugura a Gemma, um local privilegiado e exclusivo, para aqueles que procuram o Livro como objeto de investimento. Em exposição estarão algumas das obras mais particulares do Mundo, que integram o espólio da Livraria.


Livros raros, Manuscritos, Primeiras Edições, Livros de Luxo e Livros Objeto, e as histórias únicas que acrescentam valor a estas obras preenchem um novo espaço dentro da Livraria Mais Bonita do Mundo. A Gemma é um local onde podem ser adquiridas verdadeiros tesouros literários, mas também um espaço ímpar de exposição.


Um exemplar da primeira edição de Moby-Dick or, The Whale, de Herman Melville, que pertenceu a Jim Morrison; exemplares assinados das primeiras edições em francês e em inglês de O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry; uma primeira edição de Pride and Prejudice, de Jane Austen; um exemplar da primeira edição de The Picture of Dorian Gray, assinada por Oscar Wilde; e um raríssimo exemplar da primeira edição de Harry Potter and The Philosopher’s Stone, são alguns exemplos das obras que estarão em exposição. A história da Livraria Lello estará também em destaque através de livros, catálogos, cartas e outros registos únicos, que contam histórias de uma marca centenária. No icónico edifício neogótico do número 144 da Rua das Carmelitas conta-se uma história que começa muito antes da sua abertura de portas, a 13 de janeiro de 1906 e se estende até aos dias de hoje. Entre os documentos que a materializam, e estão agora em exposição, destacam-se cartas de figuras tão marcantes da Literatura Portuguesa como Camilo Castelo Branco e Eça de Queiroz.


Memórias da “última Livraria pirata de Nova Iorque”


Uma das grandes novidades da Gemma é uma exposição que reúne parte do espólio da Coimbra Editora, e da Brazenhead Books, duas icónicas casas dos livros, cuja memória a Livraria Lello não quer deixar morrer.


Depois de, no início de 2021, ter anunciado a aquisição do acervo da histórica Coimbra Editora e da Gráfica Coimbra, que fecharam portas em 2020, a Livraria Lello anuncia agora o resgate de parte do património livreiro da mítica Brazenhead Books, imortalizada pelo The New York Times como a “última Livraria pirata de Nova Iorque”.


A livraria, que funcionava num pequeno apartamento em Nova Iorque, fechou em 2019, com a morte do seu proprietário, Michael Seidenberg. Com o intuito de preservar a memória da Brazenhead Books, a Livraria Lello adquiriu parte do seu espólio que, agora, expõe num misto que revela não só alguns dos títulos mais emblemáticos, mas também objetos pessoais e emocionais de Michael Seidenberg.


Esta nova sala da Livraria Mais Bonita do Mundo será um espaço vivo, com uma programação própria e cujo objetivo primordial é a valorização do livro. O acesso à Gemma é feito mediante marcação prévia (através do formulário - https://www.livrarialello.pt/pt/gemma), e sujeita a confirmação por parte da Livraria Lello.

SERVIÇO:


LIVRARIA LELLO - Gemma

Rua das Carmelitas, 144. Porto, Portugal.

De quarta a domingo

Horário: 10h às 19h

(O visitante terá acompanhamento personalizado).


7 visualizações

コメント


bottom of page