top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

Em Sabrosa, contos que remetem a tradição oral duriense

A antestreia da nova produção da Filandorra – Teatro do Nordeste, “Contos d’OIRO… ContaDOUROs”, da autoria do escritor e etnógrafo sabrosense Alexandre Parafita, acontece neste 14 de junho, no Auditório Municipal de Sabrosa.



Com três apresentações distintas, da parte da manhã o espetáculo é direcionado às escolas, com alunos do ensino pré-escolar e 1.º ciclo, continuando à tarde com as IPSS na plateia, e à noite, pelas 21h30, para o público em geral, com entrada gratuita.


Baseado nos contos da tradição oral duriense, o espetáculo resulta do trabalho de recolha junto das comunidades locais, onde o público duriense é desafiado a redescobrir a sua identidade ao ver retratada em palco as suas “linguagens”, os seus costumes e as suas crenças, numa produção que conta com a envolvência de todos, pois foi assim que nasceram os contos e lendas dramatizados.


Com uma criação coletiva, e encenação de David Carvalho, com canções da autoria de Marília Miranda Lopes, colaboradora musical da Filandorra, este espetáculo resulta de um projeto que a companhia de teatro candidatou ao Programa de Apoio em Parceria “Arte e Coesão Territorial”, promovido pela DGArtes – Direção Geral das Artes/Ministério da Cultura.


Depois de Sabrosa, o projeto segue em digressão pelos municípios parceiros da candidatura.


A nova produção engrandece a memória e a identidade do Douro e dos durienses, ao preservar e divulgar as narrações orais deste território tão rico em tradições.


SERVIÇO:

Auditório Municipal de Sabrosa

Rua Florindo Calhelha, 5060-330 - Sabrosa, Portugal

Tel: + 351 259 937 120


Data: 14 de Junho

Horários: 10h30 / 14h30 / 21h30

תגובות


bottom of page