top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

Em única apresentação, MARIA, a história da mãe de Jesus Cristo

Atualizado: 30 de set. de 2022

Em única apresentação, Maritta Cury sobe ao palco do Theatro Vasques neste domingo, 10 de Abril, em Mogi das Cruzes, São Paulo, para contar a história da mãe de Jesus Cristo. De forma dinâmica e envolvente, a peça conta a trajetória de Maria de Nazaré desde sua pré-adolescência até o fim de sua vida, sob a ótica dela, mostrando de forma histórica a cultura e os costumes da época. Sozinha no palco, a atriz contracena com personagens que fizeram parte da vida de Maria, em uma história com fatos surpreendentes.

O espetáculo, que conta com a atuação de MARITTA CURY e é uma adaptação de Lurimar Vianna para o livro ‘Maria’, de Sholem Asch, traz as lembranças da mãe de Jesus em sua passagem terrena, relatando-nos, do ponto de vista de Maria, a cultura e os costumes da época, seu cotidiano com Jesus e toda a família. O enredo conta algumas desconhecidas experiências e dificuldades que Maria teve de enfrentar para cumprir a missão de ser mãe, educadora e parceira de Jesus, revelando sua força e empoderamento já há dois mil anos.


No monólogo, a atriz contracena com quarenta personagens em off, em mais de cento e dez faixas de trilha sonora, entre vozes e sonoplastia, ora contando e ora vivenciando a história, sem um foco religioso, mas sim histórico e cultural que revela a força e o grande amor da mulher que marcou a humanidade.

Envoltas pelas escrituras sagradas, as moças de Israel sonhavam em dar à luz ao Messias. 'Maria' narra, de maneira singela, dinâmica e surpreendente, a história de uma mulher simples e de grande amor maternal que supera a si própria, emergindo como redentora da humanidade. Maria vivencia suas lembranças desde a tenra idade na cidade de Nazaré, onde perpetuava a lei de Moisés, revelando a trajetória de uma Maria humana, doce, forte e, no entanto, frágil, visto que era mãe e, como mãe, tinha suas angústias, alegrias, medos e conflitos, entretanto, sempre sustentada por uma fé inabalável.

Com passagens dos livros apócrifos da Bíblia, o enredo mostra parte da visão espiritualista dos fatos, além da cultura judaica da época. A peça conversa com católicos, espíritas, evangélicos, judeus, cristãos e, inclusive, ateus, pois baseia-se na história, em fatos, mostra de maneira ampla a trajetória de uma Maria humana, mãe e mulher.


O público terá acesso a fatos que talvez não saiba sobre a mãe de Jesus que, no espetáculo, vivencia e conta suas lembranças com detalhes históricos do seu empoderamento diante da sociedade judaico-conservadora da época, mostrando-se uma mulher corajosa e progressista, muito além do símbolo religioso.


O espetáculo leva ao público algumas particularidades da vida de Maria, entremeando a história com seus mais internos sentimentos, suas alegrias, anseios, força, amor de mãe e de humana. Uma mulher corajosa, que amou e sofreu, viu a morte de seu filho e, ainda assim, resistiu à prova sem perder a esperança. Deixando como exemplo a mensagem de Jesus através da força feminina.


FICHA TÉCNICA:

Texto e Direção: Lurimar Vianna – adaptação da obra ‘Maria’, de Sholem Asch

Assistência de Direção: Renato Scarpin

Elenco: Maritta Cury

Vozes em off: Arnaldo Ajani, Betto Nasci, Carla Pagani, Carô Carvalho, Gerardo Franco, Heyttor Barsalini, João Jelezoglo, João Pedro Jelezoglo, Khamilah Jelezoglo, Miguel Bretas, Rafael Mafetoni, Renato Scarpin, Ricardo Ciciliano, Silvio Toledo e Valéria Marcon.


Figurino: Arlete Castro e Nilton Araújo

Cenário: Nilton Araújo

Aderecista: Ronaldo Eghito

Edição de áudio (trilha e vozes): Naluz Mídia

Utilizamos uma versão de Ave Maria, em Aramaico, que não necessita de direitos autorais. As demais trilhas foram produzidas e editadas para o espetáculo.

Fotografia: Manacá Fotografia (Débora Freitas e Wellington Santos)

Filmagem: Amorim Júnior e Savério

Aconselhamento: Washington Luiz Nogueira Fernandes

Produção: Lurimar Vianna (Áquila Prisca) e Maritta Cury (Fábrica de Homenagem)

SERVIÇO:

THEATRO VASQUES

Morada: Rua Dr Corrêa, 515, Centro - Mogi das Cruzes, São Paulo, Brasil

Tel: + 55 11 4798- 1747

Data: 10 de abril

Horário: 18h, Gênero: Monólogo – Drama

Duração: 75 minutos

Classificação: Livre


Comments


bottom of page