top of page
  • Foto do escritorViajando De Lá Pra Cá

Dia Mundial do Câncer

Atualizado: 8 de set. de 2023

O Dia Mundial do Câncer é celebrado anualmente em 4 de fevereiro e tem como objetivo chamar a atenção para a importância da prevenção e do tratamento do câncer.


O câncer é uma doença complexa e pode afetar vários órgãos. Ele é causado pela multiplicação descontrolada de células no corpo. Existem muitos tipos diferentes de câncer, cada um com suas próprias características e tratamentos.

A prevenção é a melhor maneira de combater o câncer. Isso inclui hábitos saudáveis, como manter uma dieta equilibrada, fazer exercícios regularmente, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, e se proteger da exposição dos raios solares e de substâncias tóxicas no ambiente de trabalho e no lar. Além disso, é importante realizar exames regulares para detectar o câncer precocemente, quando as chances de cura são maiores.


Quando o câncer é detectado, o tratamento pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, terapia-alvo e imunoterapia. A terapia é planejada de acordo com o tipo de câncer e estágio da doença.


Além disso, é importante lembrar que o controle do câncer não é apenas uma questão médica, mas também psicológica e social. Acompanhamento psicológico e apoio de familiares e amigos são fundamentais para ajudar os pacientes a enfrentar a doença.


Embora 10 milhões de pessoas no mundo morram a cada ano da doença, hoje, sabemos mais sobre o câncer do que nunca. Através do investimento em pesquisa e inovação, testemunhamos avanços extraordinários na medicina, diagnóstico e conhecimento científico.


Mais de 40% das mortes relacionadas ao câncer poderiam ser evitáveis, pois estão ligadas a fatores de risco modificáveis, como tabagismo, uso de álcool, má alimentação e sedentarismo.


Quanto mais sabemos sobre a doença, mais progresso podemos fazer na redução dos fatores de risco, aumentando a prevenção e melhorando o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e os cuidados com o câncer.


A União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) acredita que o acesso ao diagnóstico, tratamento e cuidado do câncer que salva vidas deve ser equitativo para todos -- não importa onde o paciente mora, qual a renda, etnia ou gênero.


A entidade crê que os governos devem ser responsáveis e acredita que a liderança nacional em políticas, legislações, investimentos e inovação é a chave para o progresso acelerado.


Em resumo, o Dia Mundial do Câncer é uma oportunidade para lembrar a importância da prevenção e do tratamento do câncer. Com hábitos saudáveis, exames regulares e tratamentos eficazes, podemos reduzir o impacto da doença na nossa sociedade.

Sobre o Dr. PAULO PIZÃO


O oncologista Dr. Paulo Eduardo Pizão é um profissional global. Por ter trabalho como docente em faculdade, como pesquisador na indústria farmacêutica, gestor em instituições de saúde e por atuar no atendimento clínico, tem uma visão geral do setor e conhece o mecanismo desse segmento.

Suas atividades profissionais atuais:

Coordena o Serviço de Oncologia Clínica do Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas; coordena a equipe médica da Oncologia Vera Cruz Hospital; é pesquisador no Centro de Pesquisa Clínica São Lucas (PUC-Campinas) e coordena a disciplina de Oncologia Clínica no Curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, Campinas-SP.

Suas especializações:

Especialista em Oncologia Clínica pela Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO); Especialista em Cancerologia (Oncologia Clínica) pela Associação Médica Brasileira; PhD em Medicina (Oncologia) pela Universidade Livre de Amsterdam, Holanda.


10 visualizações

Комментарии


bottom of page