top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

Casa da Música apresenta “PORTUGAL A GOSTO”

Atualizado: 23 de set. de 2022

Os finais de tarde de Agosto são reservados a um dos maiores símbolos da música nacional, o fado. Um ciclo de concertos na Sala 2 com quatro propostas distintas mas que nos vão fazer mergulhar igualmente na intensidade expressiva deste género. André Teixeira, na viola de fado, e João Martins, na guitarra portuguesa, são o duo residente que irá acompanhar as vozes de Ana Pinhal, António Laranjeira, Rute Rita e Francisco Moreira. Os concertos do "Portugal A Gosto" serão realizados sempre às 18h na Sala 2 da Casa da Música e os ingressos custam 10€.


Conheça agora os fadistas do Portugal A Gosto !

Fadista ANA PINHAL

Considerada uma das vozes do fado em ascensão, Ana Pinhal fundou com Francisco Almeida (guitarra flamenca) o projecto que cruza o fado e o flamenco, Fado Violado, e com o qual lançou o disco “A Jangada de Pedra” (2015).


Ana Pinhal começou por se dedicar à canção Pop, à Bossa Nova e ao MPB, até que, em 2002 integrou os coros de BoiteZuleika, banda com a qual viria a trabalhar até a sua extinção (2006), participando do disco “Éramos Assim” (2005).


O desejo de aprender mais levou-a a frequentar aulas de formação musical e canto. O primeiro contacto com o Cante Flamenco foi-lhe proporcionado pelo Francisco Almeida e sua guitarra flamenca. A curiosidade que essa arte lhe despertou fê-la deslocar-se para Sevilha onde durante três anos estudou Cante na Fundación Cristina Heeren.


Surpreendentemente foi em Sevilha, talvez pela saudade, que o fado conquistou o seu coração e foi da comunhão com a guitarra do Francisco que fez nascer “Fado Violado”. Apresentou-se em Portugal, Espanha, França, Holanda, Roménia, Bulgária, Hungria e Índia. Atualmente, além do projeto Fado Violado, é fadista residente na “Casa da Mariquinhas” e na Taberna Real fado, no Porto, e no “Fado in Porto”, nas Caves Cálem, em Vila Nova de Gaia.


Na Sala 2, às quartas-feiras (10, 17, 24 e 31 de Agosto), Ana Pinhal faz-se acompanhar por André Teixeira (viola de fado) e João Martins (guitarra portuguesa) para percorrer grandes poetas — como António Botto, José Régio, Ary dos Santos e muitos outros — que viram as suas criações transformadas em canções.


Fadista ANTONIO LARANJEIRA


Ao longo dos anos, António Laranjeira tem-se afirmado como um talentoso fadista e a sua poesia tem sido cantada por vozes como as de Beatriz da Conceição e Ana Moura. As mais famosas casas de fado, como o Marquês da Sé e Senhor Vinho em Lisboa, têm-se rendido à sua voz, apresentando-se agora frequentemente no Restaurante O Fado (Porto). Foi uma das vozes marcantes do musical Amália de Filipe La Féria. O seu último trabalho editado, Luz, representou “a celebração da vida, do amor e da esperança em dias melhores”.

O fadista Antonio Laranjeira apresenta-se na Sala 2 da Casa da Música em formato de trio, trazendo vários temas originais do seu último trabalho além dos grandes clássicos do fado de Fernando Tordo/Paulo de Carvalho, Alfredo Marceneiro, Artur Ribeiro, entre muitos outros, as quintas-feiras (11,18 e 25 de Agosto).


Fadista RUTE RITA


Natural do Porto, Rute Rita é uma das vozes mais estimulantes que surgiram nos últimos anos no mundo do fado. Rute Rita nasceu em 1991, no meio artístico, iniciando cedo a paixão pela música e pelo fado. Com 10 anos de idade foi seleccionada pela Rádio Festival para gravar um disco juntamente com algumas das melhores vozes da cidade do Porto.


Em 2005 vence a Categoria Juvenil da Grande Noite do Fado do Porto, organizada pela Casa da Imprensa no Coliseu do Porto. Aos 16 anos muda se para Lisboa, onde consegue trilhar um percurso artístico nas mais emblemáticas casas de fado. Partilhou o palco com Florência, Rosita e Marco Paulo, numa gala de fado no Coliseu do Porto em homenagem a Amália Rodrigues, organizada pela Rádio Festival.

Em 2015 venceu um dos mais prestigiantes concursos de fado amador, o Concurso de Fado de Valongo, que culminou com a gravação do seu primeiro álbum. No mesmo ano integrou o elenco do restaurante Casa da Mariquinhas, por onde passaram alguns dos nomes mais importantes do panorama nacional fadista.


Lançou em 2018 o seu álbum de estreia e actualmente apresenta-se em espectáculos por todo país e no estrangeiro, passando pelo casas de fado típicas de Porto e de Lisboa como Casa da Mariquinhas, Páteo da Mariquinhas, Forcado, Mesa de Frades e Adega dos Fadistas.


Rute Rita traz à Casa da Música a sua perspectiva singular do fado tradicional, homenageando aqueles com quem aprendeu — Beatriz da Conceição, Fernanda Maria, Amália Rodrigues, Maria da Fé —, perpetuando o legado por eles deixado.


A fadista Rute Rita apresenta-se na Sala 2 da Casa Da Música às sextas-feiras (12,19 e 26 de Agosto).


Fadista FRANCISCO MOREIRA

Francisco Moreira é um jovem de 18 anos pertencente à nova "fornada" de artistas que se têm dado a conhecer ao público português. Caracterizado pela preferência pelo canto do Fado e apesar da tenra idade, Francisco Moreira é já uma das mais destacadas novas vozes do fado. Tem tocado em grandes salas do país como o Coliseu do Porto, o CCB, a Casa da Música ou o Campo Pequeno, participando também em programas televisivos, no Festival Caixa Alfama (2013 e 2014) e no Festival Caixa Ribeira (2015 e 2016). Foi finalista do The Voice Portugal 2018. Editou em 2020 o disco Todos os Fados São Meus, o seu lançamento mais recente.


Ao longo do mês de Agosto Francisco Moreira vai apresentar vários dos seus temas originais e composições de nomes muito importantes na história do fado, como Martinho de Assunção, Alfredo Marceneiro, Artur Ribeiro, entre outros.


O fadista Francisco Moreira apresenta-se aos Sábados (13,20 e 27 de Agosto) na Sala 2 da Casa da Música.


SERVIÇO:

PORTUGAL A GOSTO - Concertos com :


ANA PINHAL - 10,17,24 e 31 de Agosto (quartas-feiras)

ANTONIO LARANJEIRA – 11,18, 25 de Agosto (quintas-feiras)

RUTE RITA – 12,19, 26 de Agosto (sextas-feiras)

FRANCISCO MOREIRA – 13, 20, 27 de Agosto (sábados)


Os fadistas são acompanhados por:

ANDRÉ TEIXEIRA - viola

JOÃO MARTINS - guitarra portuguesa


Local: CASA DA MUSICA

Morada: AV. da Boavista, 604-610 - 4149-071 - Porto, Portugal

Hora: 18h


BILHETEIRA / Informações: (+351) 220 120 220 / info@casadamusica.com

Descontos : Cartão Amigo 25

Classificação Etária: Maiores de 6 anos


Σχόλια


bottom of page