A fechar o ano, o Teatro Nacional São João prepara-se para estrear a terceira produção própria de 2023: Um Sonho, do dramaturgo sueco August Strindberg. Nesta nova criação da casa, o diretor artístico do TNSJ, Nuno Cardoso, confia a encenação a Bruno Bravo. Considerado um dos encenadores mais estimulantes da sua geração, Bruno Bravo vem levantando espetáculos despojados e ritualizados, que acreditam na potência da palavra para gerar imagens.
Embora recebido com surpresa, o convite do TNSJ para encenar Um Sonho foi aceite de imediato pelo diretor artístico da companhia Primeiros Sintomas. “É irrecusável um texto destes, neste teatro. É uma oportunidade única de trabalhar com o elenco residente”, revelou numa conversa que pode ser lida no dossier de imprensa do espetáculo.
Estreada em 1907, Um Sonho é uma das obras mais revolucionárias de August Strindberg. O fundador do teatro moderno enfrenta e resolve aqui um paradoxo: representar a forma incoerente mas aparentemente lógica do sonho. Strindberg vê a vida através de Agnes, a personagem principal, que encontra cerca de 40 outras personagens, encarnando cada uma delas um símbolo e/ou uma condição da humanidade. Em Um Sonho, exploram-se temas como a infelicidade, a falta de sentido da vida, o materialismo, a luta de classes, entre outros.
Para além dos atores residentes do TNSJ – Joana Carvalho, Lisa Reis, Patrícia Queirós, Paulo Freixinho e Pedro Frias –, o espetáculo conta ainda com Ana Brandão, António Mortágua e Mário Santos no elenco. A tradução e dramaturgia é de João Paulo Esteves da Silva, com quem Bruno Bravo colabora há mais de dez anos.
SERVIÇO:
Espetáculo : Um Sonho
Local: Teatro Nacional São João
Morada: Praça da Batalha
4000-102 - Porto, Portugal
Tel: (+51) 22 340 1900
TEMPORADA :
De 07 a 22 de Dezembro de 2023
De 06 a 14 de Janeiro de 2024
Sessões de quarta-feira, quinta-feira e sábado - 19h
Sessões de sexta-feira - 21h
Sessões de domingo -16h
Bilhetes : entre os 7,50€ e os 16€
O espetáculo tem legendagem em inglês.
Komentáře