top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

Bruno Bravo assina encenação de "Um Sonho", do dramaturgo Strindberg

Atualizado: 29 de dez. de 2023

A fechar o ano, o Teatro Nacional São João prepara-se para estrear a terceira produção própria de 2023: Um Sonho, do dramaturgo sueco August Strindberg. Nesta nova criação da casa, o diretor artístico do TNSJ, Nuno Cardoso, confia a encenação a Bruno Bravo. Considerado um dos encenadores mais estimulantes da sua geração, Bruno Bravo vem levantando espetáculos despojados e ritualizados, que acreditam na potência da palavra para gerar imagens.

 


Embora recebido com surpresa, o convite do TNSJ para encenar Um Sonho foi aceite de imediato pelo diretor artístico da companhia Primeiros Sintomas. “É irrecusável um texto destes, neste teatro. É uma oportunidade única de trabalhar com o elenco residente”, revelou numa conversa que pode ser lida no dossier de imprensa do espetáculo.

 

Estreada em 1907, Um Sonho é uma das obras mais revolucionárias de August Strindberg. O fundador do teatro moderno enfrenta e resolve aqui um paradoxo: representar a forma incoerente mas aparentemente lógica do sonho. Strindberg vê a vida através de Agnes, a personagem principal, que encontra cerca de 40 outras personagens, encarnando cada uma delas um símbolo e/ou uma condição da humanidade. Em Um Sonho, exploram-se temas como a infelicidade, a falta de sentido da vida, o materialismo, a luta de classes, entre outros.

 

Para além dos atores residentes do TNSJ – Joana Carvalho, Lisa Reis, Patrícia Queirós, Paulo Freixinho e Pedro Frias –, o espetáculo conta ainda com Ana Brandão, António Mortágua e Mário Santos no elenco. A tradução e dramaturgia é de João Paulo Esteves da Silva, com quem Bruno Bravo colabora há mais de dez anos.

 


SERVIÇO:

Espetáculo : Um Sonho 

Local: Teatro Nacional São João

Morada: Praça da Batalha

4000-102 - Porto, Portugal

Tel: (+51) 22 340 1900


TEMPORADA :

De 07 a 22 de Dezembro de 2023

De 06 a 14 de Janeiro de 2024


Sessões de quarta-feira, quinta-feira e sábado - 19h

Sessões de sexta-feira - 21h

Sessões de domingo -16h

Bilhetes : entre os 7,50€ e os 16€

O espetáculo tem legendagem em inglês.

 

6 visualizações

Kommentare


bottom of page