O Museu Nacional Soares dos Reis apresenta em duas sessões comentadas o par de Biombos Namban, peça do mês de Setembro escolhida pelos seguidores das redes sociais do Museu.
Pintura a têmpera sobre papel de amoreira
revestido a folha de ouro; grade de madeira lacada.
Produzidos entre 1600 e 1610 e adquiridos pelo Museu em 1955, os dois biombos ilustram a presença dos portugueses nos portos do sul do Japão e o contacto com uma nova cultura em finais do século XVI.
Uma meticulosa representação interpreta os trajes e os símbolos de um lucrativo comércio de produtos de luxo, as sedas, as porcelanas, os pequenos móveis e um elemento poucas vezes retratado, a arca da prata.
Os biombos, uma referência da Escola japonesa de Kano, são pintados a têmpera sobre papel de amoreira revestido a folha de ouro e enquadrados numa grade de madeira lacada.
No primeiro biombo, destaca-se uma nau, embarcação de grande porte, e o desembarque dos viajantes e suas mercadorias. No segundo biombo mantém-se a narrativa da atividade comercial e documenta, ainda, a presença dos missionários da Companhia de Jesus. Em plano de fundo a missão cristã é assinalada por uma cruz e os portugueses testemunham, exibindo práticas locais, um amplo encontro cultural.
SERVIÇO:
Museu Nacional Soares dos Reis
Rua D. Manuel II, nº 4 - CEP: 4050-342 - Porto, Portugal
Tel: +351 - 223 393 770
Sessões comentadas:
13 setembro (13h30) e 14 setembro (18h30)
Inscrições : comunicacao@mnsr.dgpc.pt
Valor: Gratuito
Público : Jovens e adultos
Comments