top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

Biombos Namban são os destaques do Museu Nacional Soares dos Reis

O Museu Nacional Soares dos Reis apresenta em duas sessões comentadas o par de Biombos Namban, peça do mês de Setembro escolhida pelos seguidores das redes sociais do Museu.


Pintura a têmpera sobre papel de amoreira

revestido a folha de ouro; grade de madeira lacada.


Produzidos entre 1600 e 1610 e adquiridos pelo Museu em 1955, os dois biombos ilustram a presença dos portugueses nos portos do sul do Japão e o contacto com uma nova cultura em finais do século XVI.


Uma meticulosa representação interpreta os trajes e os símbolos de um lucrativo comércio de produtos de luxo, as sedas, as porcelanas, os pequenos móveis e um elemento poucas vezes retratado, a arca da prata.


Os biombos, uma referência da Escola japonesa de Kano, são pintados a têmpera sobre papel de amoreira revestido a folha de ouro e enquadrados numa grade de madeira lacada.

No primeiro biombo, destaca-se uma nau, embarcação de grande porte, e o desembarque dos viajantes e suas mercadorias. No segundo biombo mantém-se a narrativa da atividade comercial e documenta, ainda, a presença dos missionários da Companhia de Jesus. Em plano de fundo a missão cristã é assinalada por uma cruz e os portugueses testemunham, exibindo práticas locais, um amplo encontro cultural.

SERVIÇO:

Museu Nacional Soares dos Reis

Rua D. Manuel II, nº 4 - CEP: 4050-342 - Porto, Portugal

Tel: +351 - 223 393 770


Sessões comentadas:

13 setembro (13h30) e 14 setembro (18h30)

Valor: Gratuito

Público : Jovens e adultos


8 visualizações

コメント


bottom of page