top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

Bagunça animada (e gratuita) no Dia das Crianças

Atualizado: 13 de out. de 2022

Espetáculo bem-humorado do "Grupo Cria" para o público infantil, recheado de princesas, heróis e vilões, é destaque da “Mostra Bossa Criativa Arte de Toda Gente” no Rio de Janeiro.


Unindo trechos de livros clássicos e contemporâneos com canções autorais de seu novo disco, “Pra Bagunçar”, o Grupo Cria apresenta o “Especial Dia das Crianças” hoje,12 de outubro, às 11h, no Salão Leopoldo Miguez, na Escola de Música da UFRJ, no centro do Rio de Janeiro. A apresentação é gratuita e os ingressos podem ser obtidos por meio da plataforma virtual Sympla ou retirados diretamente no local. Ação dos projetos Bossa Criativa e Sinos, iniciativa faz parte da Mostra Arte de Toda Gente, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.



O espetáculo

Depois de viajar com sua turnê “A Família” por palcos no Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Curitiba, Belo Horizonte, Mato Grosso e outros, o Grupo Cria apresenta seu segundo disco, “Pra Bagunçar”. O novo trabalho convida o público a refletir sobre os personagens clássicos da infância e ressignificar suas histórias. Príncipes, princesas, vilões e super-heróis são desconstruídos de forma bem-humorada e descontraída.

O show passa ainda por temas delicados como racismo e família, mas sem nunca perder a leveza. Por meio de arranjos elaborados por renomados instrumentistas da cena carioca, o espetáculo é um convite à descoberta dos gêneros musicais, passeando entre os ritmos do Baião, Frevo, Maxixe, Maracatu, Samba, Ciranda, Jazz e Blues. Contando com uma instrumentação inusitada, o show é também uma divertida forma de apresentar os instrumentos musicais às famílias. Violino, Clarone, Violão, Sanfona e Percussão dão forma às canções.


Literatura

O espetáculo é permeado pela leitura de trechos de livros clássicos e contemporâneos, fazendo com que a mensagem das letras das canções seja potencializada e ganhe novas dimensões e perspectivas. Assim, o show revela sua outra faceta: é também um incentivo à leitura através de um mergulho no mundo da literatura infantojuvenil.


Integrantes

O grupo é composto por Ayran Nicodemo (violino), Christian Bizzotto (teclado e sanfona), Frederico Cavaliere (clarinete e clarone), Maíra Martins (voz), Mateus Xavier (percussões) e Vinicius Castro (composições, voz e violão). Arte de Toda Gente, os projetos da parceria Funarte-UFRJ.

O programa “Arte de Toda Gente” compreende três diferentes iniciativas, desenvolvidas em parceria pela Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade e lançadas a partir de 2020. São elas os projetos Bossa Criativa – Arte de Toda Gente (www.bossacriativa.art.br ), Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br) e Um Novo Olhar (https://umnovoolhar.art.br/ )

SERVIÇO: Grupo Cria em Especial Dia das Crianças

Onde: Salão Leopoldo Miguez - Escola de Música da UFRJ – Rua do Passeio 98 – Rio

de Janeiro (RJ)

Telefone: (21) 2532-4649 (Próximo ao VLT e ao Metrô Cinelândia)

Quando: 12 de outubro de 2022 às 11h (quarta-feira)

Ingressos: Entrada gratuita com ingressos disponíveis na plataforma Sympla -

ou retirados na bilheteria com uma hora de antecedência.


Novos eventos em:

Sujeita à lotação do teatro. Todos os protocolos sanitários vigentes serão observados.

Realização : Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Informações sobre esse e outros programas da Funarte - www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa

Projetos UFRJ – Funarte: imprensa@musica.ufrj.br

Assessoria de Comunicação da Funarte: ascomfunarte@funarte.gov.br



Comentários


bottom of page