top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

Areia é uma ótima opção para curtir o São João

Para quem pretende curtir o mês de junho com a combinação de baixas temperaturas e a tradição das festas de interior, com certeza, escolheu Areia, no Brejo da Paraíba, como opção de destino turístico.


A programação do São João promovido pela Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (Atura) promete um mês inteiro de atrações. Vai do dia primeiro a 30 de junho, em Areia, brejo paraibano. Os estabelecimentos associados que são hospedarias, restaurantes, cafeterias, floriculturas, engenhos e espaços de lazer, estão preparando shows que reúnem excelência em gastronomia e o carro-chefe da cidade, muita cachaça. Areia é reconhecida por lei como a “capital paraibana da cachaça”.


A cidade está pronta para receber moradores e turistas para celebrar uma das festas mais tradicionais do Nordeste do Brasil. Com muita animação, forró pé de serra e comidas derivadas do milho.


A programação inclui shows com bandas locais e regionais, quadrilhas juninas, procissões e muito cardápio junino, com o milho verde como estrela principal.


O evento é uma ótima oportunidade para vivenciar de perto a cultura areiense e uma festa típica do interior do Nordeste.


Segundo a Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia, Atura-PB, entre hotel e pousadas associados, 80% deles já estão com os fins de semana de todo o mês de junho com reservas esgotadas. E os 20% restantes têm entre e 80% e 90% de ocupação.


Os estabelecimentos se prepararam para receber esse público consumidor do destino Areia e montaram uma programação de atrações durante 30 dias de festa junina com muito forró pé de serra, quadrilha e comida típica.


O município que é terra do pintor Pedro Américo, capital estadual da cachaça e das flores, vem registrando mínimas de 19º, mas com sensação térmica bem inferior, já que está a 630 metros acima do nível do mar. Segundo a empresa de meteorologia Climatempo para os próximos dias deve prevalecer o tempo nublado e com chuva o que faz o friozinho continuar firme por Areia e é claro, ser um apelo forte para a escolha dos turistas pela cidade.


Vale ressaltar que, com a aproximação do inverno, as expectativas ganham outras proporções para os meses da estação na cidade. Além disso, Areia dispõe de excelentes equipamentos turísticos para o público que é fã do friozinho. Uma gastronomia de massas, filés bovinos e fondues que harmonizam bem com vinhos e com cachaças premiadas nacional e internacionalmente.


O que também atrai o visitante a Areia são os seus casarios coloridos e seus museus, como por exemplo, o Museu Casa do Pintor Pedro Américo recém revitalizada além do Casarão José Rufino, uma construção de 1818, que passou por reforma e agora foi devolvida ao público.  Um local que merece ser preservado para que o passado de escravização nunca mais se repita.  É nele em que há uma senzala urbana.

É também em Areia onde está o primeiro teatro da Paraíba, o Teatro Minerva, datado de 1859.



Areia reúne também uma variedade de cafés no centro da cidade e na zona rural, floriculturas e balneário que fazem um receptivo diferenciado. E se você deseja conhecer engenhos, muitos deles estão abertos à visitação, com opções de lazer


Esses dados vêm se consolidando há mais de uma década sempre nos meses de junho e julho. E isso faz com que a cidade se empodere ainda mais para continuar empreendendo e fortalecendo o turismo sustentável.  Por isso o surgimento de novos empreendimentos no município.


De acordo o presidente da Atura, Professor Leonaldo Alves, "Areia costuma entregar excelentes condições de tarifas de hospedagem, gastronomia de sabores ímpares e ambientes que valorizam a regionalidade dentro da junção da simplicidade com a sofisticação da identidade local, isso faz com que o município tenha excelentes avaliações e seja sempre a primeira opção para fins de semana de diversão e de descanso, principalmente nesta época do ano."


O encerramento no dia 30 de junho terá Banda Xote Manhoso, a partir do meio dia, no Restaurante Vó Maria. A maioria dos eventos na cidade é gratuita. O São João em Areia tem o apoio incondicional do Areia Convention & Visitors Bureau, entidade empenhada em divulgar o destino para todo o país.


Eis uma boa chance de curtir os festejos juninos passando uns dias em Areia, charmosa cidade do brejo paraibano.


SERVIÇO:

4 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page