top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

A Tirolesa Voo da Serra é a primeira tirolesa em uma área de conservação ambiental no Estado de São Paulo

O Caminhos do Mar, unidade de conservação que faz parte do Parque Estadual Serra do Mar, que tem seu uso público administrado pela Parquetur, por meio do processo de concessão do Governo do Estado de São Paulo, reserva uma das melhores opções e passeio para um feriado em plena quarta-feira, o feriado de Primeiro de Maio. A Tirolesa Voo da Serra, que percorre São Bernardo do Campo até Cubatão em 60 segundos, já recebeu mais de 20 mil pessoas em seus cabos de 500m de extensão desde a sua inauguração, em junho de 2023. Conheça os motivos que fazem o passeio de um dia valer a pena.



É a primeira tirolesa em uma área de conservação ambiental no Estado de São Paulo.


Mesmo que a maioria de atrações desse tipo estejam imersas na natureza, ainda não existe outra em área ambientalmente preservada no estado. E isso é importante porque é um propósito da Parquetur estimular, por meio da visitação, a educação que preserva a natureza. Os visitantes, durante o passeio, são orientados a não levar consigo nenhum acessório que possa, por ventura, cair na Mata Atlântica, que é o tipo de vegetação sobrevoado durante a atividade. Ou seja, é uma visão privilegiada e ao mesmo tempo, uma imersão em nossos ativos naturais.


Tem pelo menos dois diferentes ‘cartões postais’ como vista para quem voa.


De característica contemplativa, a Voo da Serra permite a quem voar pelos seus cabos fazer uma fotografia mental de cartões postais maravilhosos. Do lado direito, a Baixada Santista. Do lado esquerdo, um monumento construído há mais de cem anos, em 1922, com arquitetura e detalhes que homenageiam o centenário da Independência do Brasil. É o Pouso Paranapiacaba, que hoje abriga também o Café 1922, onde é possível experimentar quitutes tradicionalmente portugueses.


Pode ser feita junto com a sua melhor companhia, ao mesmo tempo.


A decolagem na Voo da Serra é da Casa de Visitas, construção de 1926. É apenas uma via que atravessa o percurso que leva até as Ruínas, outro monumento histórico do Caminhos do Mar. No entanto, essa via permite o voo simultâneo de duas pessoas, lado a lado. Ou seja, é uma experiência para lá de especial para qualquer pessoa dividir com a sua melhor companhia, seja seu amor, familiar ou amigo.


A atração é liberada para todas as idades. Crianças a partir de 5 anos podem se aventurar em voo duplo – quando for acompanhada por um responsável. A partir dos 8 anos de idade, ou de 35 kg, qualquer um pode voar sozinho. É preciso ficar atento às regras de segurança antes mesmo de sair de casa. Todas as informações são encontradas no site www.voodaserra.com.br.


Além da tirolesa, há outras atrações no Caminhos do Mar, que estará com valores promocionais no dia do feriado de 1º de maio. Para realizar o Roteiro Histórico (8 km), trilha asfaltada da Estrada Velha de Santos e do Roteiro Ecoturístico (3,5 km), trilha pavimentada em pedras da Calçada do Lorena, por R$ 15,00 (entrada inteira) ou R$ 7,50 (meia entrada). Os mais aventureiros podem ainda agendar antecipadamente a visita para realizar o Roteiro Aventura (4.5 km) pela trilha da Cachoeira da Torre. Para completar, a Base Náutica tem atividades de remo e canoagem, e a EV Bike Tour oferece o passeio de bike – para ambos é necessário checar o valor do aluguel, o serviço não é fornecido pela Parquetur.


SERVIÇO:


Horário: 8h às 16h20 – funcionamento da tirolesa

Horário: 8h às 17h – funcionamento do parque

Portaria de entrada por São Bernardo do Campo:

  • SP-148 Estrada Caminho do Mar, Km 38 - Alto da Serra - São Bernardo do Campo/ SP

Portaria de entrada por Cubatão:

  • SP-148 Estrada Caminho do Mar, Km 50 - Cruzeiro Quinhentista - Cubatão/SP


Sobre o Caminhos do Mar

Considerado um importante corredor ecológico, que liga as porções norte e sul desses remanescentes de Mata Atlântica, o Caminhos do Mar é uma c e tem como princípio promover a conservação ambiental, por meio de educação ambiental para a conscientização da população sobre a importância da natureza. Indicado para todas as idades em razão do fácil acesso através da estrada, o passeio inicia-se em uma trilha com 8 km de extensão com nível de dificuldade fácil, que atravessa a Estrada Velha de Santos (fechada para tráfego desde 1985), e que conta com oito monumentos construídos em comemoração aos 100 anos da Independência, em 1922. Uma das atrações é a Calçada do Lorena, trilha de pedras com 3,5 km de extensão por onde D. Pedro I passou para proclamar a Independência, em 1822. É o primeiro caminho pavimentado com rochas ligando o planalto ao litoral, cujo objetivo era o tráfego de mercadorias (algodão, tabaco, anil, açúcar e café) no período colonial, e que hoje está aberto para passeio e visitação. O visitante ainda pode visitar uma terceira trilha, a Cachoeira da Torre, esta agendada antecipadamente.

Sobre a Parquetur

A Parquetur é uma empresa brasileira, administradora de uso público de parques naturais, que presta serviços de apoio aos visitantes dos parques, com foco na conservação e proteção da natureza com grande atuação na educação ambiental.

Além da concessão do Caminhos do Mar em SP, que faz parte do Parque Estadual Serra do Mar, atua na   administração do uso público do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, do Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro e do Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais.




6 visualizações

Comments


bottom of page