Em 28 de outubro de 1856, Portugal celebrou um evento histórico que marcou o início de uma nova era de transporte e desenvolvimento no país - a inauguração do caminho de ferro. Para celebrar este acontecimento histórico, nos dias 28 e 29 de outubro, o Museu Nacional Ferroviário estará de portas abertas com entrada livre em diversas atividades.
Veja a agenda:
28 de Outubro, ás 15h, acontece a cerimónia de entrega de prémios e inauguração da exposição do Concurso Nacional de Desenho sobre o Transporte Ferroviário. Uma iniciativa em parceria com a CP- Comboios de Portugal, a IP - Infraestruturas de Portugal e a DGEstE – Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, que iniciou em 2021 e já conta com a terceira edição. Este concurso tem por objetivo divulgar e promover o transporte ferroviário, sensibilizando o público mais jovem para a evolução ferroviária na história, bem como para a importância do aumento do uso do transporte ferroviário de pessoas e mercadorias, estimulando a criatividade e galardoando aqueles que melhor qualidade artística apresentarem.
29 de Outubro, a partir das 10h30, tem início a visita ao Comboio Real. Orientada pela responsável do Núcleo de Conservação e Restauro do Museu, levará os participantes a “viajar” não só pela história do comboio, mas também no seu projeto de restauro. A visita ao interior do Comboio Real só ocorre uma vez por ano, estando limitada a um número máximo de participantes. Atividade recomendada a partir dos 6 anos.
As visitas entre as 10h30 e as 11h30 tem interpretação em Língua Gestual Portuguesa, caso existam inscrições de público com deficiência auditiva.
Aquisição de bilhete em :
(para crianças entre os 6 e os 12 anos esta atividade é gratuita)
29 de outubro, às 11h e às 15h disponibilizamos a visita “A Bordo”, na qual os visitantes poderão entrar no pavilhão de uma locomotiva a vapor, em carruagens e salões e descobrir mais sobre a história destas grandes máquinas, como eram conduzidas, qual a sua função, quem nelas trabalhava e muito mais.
Atividade gratuita sujeita a inscrição em :
A visita das 15h tem interpretação em Língua Gestual Portuguesa, caso existam inscrições de público com deficiência auditiva.
29 de outubro, entre as 11h e as 12h, decorre a visita Táctil. Uma visita para todas as pessoas que permite a exploração de algumas peças da coleção com recurso ao tacto, estando disponível audiodescrição para pessoas com deficiência visual.
Atividade gratuita sujeita a inscrição em :
SERVIÇO:
Museu Nacional Ferroviário
Rua Eng. Ferreira de Mesquita, n.º 1 A
2330-152 Entroncamento, Portugal.
Nos dias 28, 29 de outubro a entrada no museu é livre e o Minicomboio está em funcionamento.
Outras informações através do telefone 249 130 382 ou em www.fmnf.pt .
Comments