top of page
  • Foto do escritorCláudia Rolim

13ª edição da Feira do Vinho e do Azeite em Provesende

Atualizado: 25 de set. de 2022

A Aldeia Vinhateira de Provesende recebe neste fim de semana, 17 e 18 de Setembro, a 13ª edição da Feira do Vinho e do Azeite.

Da parte da manhã, no dia 17, e após a caminhada pelo trilho das Cinco Capelas, haverá a abertura oficial da Feira do Vinho e do Azeite por parte da Presidente da Câmara Municipal, Helena Lapa, juntamente com os Presidentes de Juntas de Freguesias do Concelho.

Já a tarde, pelas 17h, o evento contará com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, com a Chefe da Estrutura sub-regional de Vila Real CCDR-N, Helena Teles, e com a Diretora Regional de Agricultura e Pescas do Norte, Carla Alves.

Provesende organiza o evento anualmente e é já reconhecido pelas suas características únicas. A 13ª Edição conta com a participação de diversos produtores de vinho, de azeite, artesanato e outros produtos tradicionais do concelho e da região.

A música e animação também marcarão presença com destaque para os espetáculos do grupo “4 Mens”, no sábado, e dos "Sons do Minho" a encerrar o evento no domingo.


A Feira do Vinho e do Azeite é organizada pela União de Freguesias de Provesende, Gouvães do Douro e São Cristóvão do Douro, em parceria com o Município de Sabrosa e apoio da Associação Sabrosa Douro XXI.


Veja a programação completa:



Sobre a Aldeia Vinhateira Provesende

Provesende é uma freguesia localizada no concelho de Sabrosa, no Alto Douro Vinhateiro, Patrimônio Mundial da Humanidade, onde se produz o vinho do Porto.

Situada no coração da região demarcada do Douro, com vista para o rio Pinhão, esta é uma região de grande beleza natural, pautada pela forte tendência rural que tem subsistido ao longo dos séculos, sobretudo desde a criação da região demarcada do Douro, no século XVIII.


Diz-se que o nome Provesende virá da antiga Lenda de Zaide. O chefe do povo Zaide seria um mouro, irmão de Jahia rei de Toledo, que habitaria no altaneiro castelo de São Domingos, nas imediações de Provesende, antes conhecida como San Joanes. Certo dia o castelo foi atacado pelas forças cristãs e deu-se um massacre; pereceram todos os mouros que ali habitavam, escapando-se o rei Zaide que, não obstante, foi capturado, torturado e assassinado. No momento de maior sofrimento exclamou: “Prove Zaide, Prove Zaide!”, originando daí o nome “Provesende”.


Vale a pena percorrer as típicas e calmas ruas de Provesende, onde encontramos o antigo Pelourinho, a barroca Igreja Matriz, a Fonte do século XVIII, assim como os vestígios de um Castro Lusitano e as várias casas senhoriais e brasonadas, como as Casas da Praça, da Calçada, dos Belezas, do Santo e de Fundo de Vila que atestam o poderio económico desta aldeia vinhateira.


Comentários


bottom of page